Serviço do Dmae na Vila Nova é transferido para quinta-feira

18/08/2021 09:53

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) vai executar nesta quinta-feira, 19, o serviço de setorização da rede de água do subsistema Cascatinha – Catumbi, que estava programado para esta quarta-feira, 18, na rua Ângelo Passuelo esquina da avenida Vicente Monteggia, na Zona Sul. A mudança foi necessária devido à chuva. Nesta quinta, portanto, o abastecimento de água será interrompido por cerca de 12 horas para uma parte da Vila Nova, a partir das 11 horas. A previsão é normalizar durante a madrugada de sexta-feira, 20. As atualizações podem ser acompanhadas pelo twitter.com/dmaepoa.

Setorização de redes do subsistema Cascatinha – Catumbi - Desde março deste ano, os bairros Campo Novo, Cavalhada, Cristal, Medianeira, Nonoai e Vila Nova estão passando por melhorias nas redes de água. Trata-se da setorização da área atendida pela Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Cascatinha e pelo Reservatório Catumbi (subsistema Cascatinha-Catumbi). Além de medir o quanto de água é distribuída para a região, as intervenções pretendem diminuir a área de desabastecimento durante os serviços programados e regular a pressão da água que é fornecida aos moradores, resolvendo problemas de baixa pressão ou intermitência. Do total de serviços previstos até outubro, acima de 70% foram concluídos. O investimento é de R$ 7,27 milhões em recursos próprios. Os trabalhos são executados pela empresa Enops.

Normalização e aspecto da água - Após a conclusão dos serviços, a água não retorna de imediato, diferente da energia elétrica, que é quase instantânea. Leva um tempo até os reservatórios das estações acumularem nível suficiente para, então, retomarem o bombeamento para a rede pública. O abastecimento pode demorar mais a normalizar nas partes elevadas e nas pontas da rede distribuidora. Além disso, a pressão da água, ao retornar, pode desprender micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde que eventualmente estejam nas paredes internas da canalização, alterando a transparência do líquido. Se isso ocorrer, solicite lavagem da rede ou do ramal predial pelo telefone156, opção 2.

Informações do Dmae:

telefone 156 opção 2
site: www.dmae.rs.gov.br
aplicativo 156+POA
e-mail:
dmae@dmae.prefpoa.com.br
chat: centraldmae.procempa.com.br/chat
whats: 51 99332-8170

Ieda Pezzi

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes