Serviços programados do Dmae qualificam redes de água da Capital

24/03/2021 08:43
Luciano Lanes / PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Primeiro serviço ocorre no bairro Rubem Berta, Zona Norte, a partir das 9h de quarta-feira

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realiza na quarta e quinta-feira, 24 e 25, cortes e interligações de redes para melhorias nos sistemas de abastecimento. O primeiro serviço ocorre no bairro Rubem Berta, Zona Norte, a partir das 9h de quarta-feira. Será realizado corte de rede na rua Wolfran Metzler, esquina rua professor Augusto Osvaldo Thiesen, para substituição definitiva de rede nova já lançada para atender a população da região. O serviço afeta o abastecimento dos bairros Rubem Berta, Jardim Leopoldina e Mario Quintana até o final da tarde de quarta, com previsão de normalização na madrugada de quinta, nas partes altas.

Na manhã de quinta, deverá ser executada nova etapa da obra de recalque da Estação de Bombeamento de Água Tratada Balneário, no entorno da Praça Moema, Zona Sul. O entroncamento de adutora transferido na semana passada em função da instabilidade climática interrompe o abastecimento para o Espírito Santo, Guarujá e Serraria a partir das 9h até o final da tarde de quinta. Previsão de normalização à noite ou na madrugada de sexta, 26, nas partes altas.

Normalização do abastecimento - Após a conclusão do serviço, a água não volta de imediato à rede pública de abastecimento e aos imóveis, diferente da energia elétrica, em que o retorno é quase instantâneo. A distribuição de água recomeça somente após os reservatórios das Estações de Bombeamento (Ebats) acumularem nível suficiente para retomar o bombeamento, caso contrário os motores queimam. Como regra, a água que chega à rede pública vai sendo consumida primeiro nas áreas próximas às estações, podendo demorar mais para chegar até as partes altas e as pontas da canalização. O calor faz aumentar o consumo de água, o que pode atrasar ainda mais a normalização nesses locais.

Aspecto da água - No retorno do abastecimento, a água poderá retornar turva ou não transparente devido ao arraste de micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde, que, pela pressão da água, podem se desprender das paredes internas da canalização. Para solicitar eventual lavagem da rede ou do ramal predial, basta ligar para o 156, opção 2.

Em caso de chuva, os serviços programados serão adiados para nova data. O Dmae atualiza o andamento de seus serviços pelo twitter.com/DMAEPOA.

Entenda mais sobre os serviços do Dmae - Os serviços programados têm objetivo de qualificar a rede de abastecimento, com substituições ou manutenções planejadas. São serviços que abrangem uma grande área (um ou mais bairros) e demandam mais de quatro horas para execução. Os programados são divulgados com antecedência e têm previsão de início e término tanto do serviço quanto do retorno do abastecimento.

Informações do Dmae:
telefone 156 opção 2
site: www.dmae.rs.gov.br
aplicativo #EUFAÇOPOA
e-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br
chat: centraldmae.procempa.com.br/chat
whats: 51 99332-8170

 

  

 

Andrea Menezes

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes