Substituição da rede no bairro Santa Maria Goretti em fase final
Na madrugada desta sexta-feira, 23, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) concluiu o entroncamento da rede nova de 315 milímetros com a adutora de 500 milímetros da rede existente, que permitirá a realização das últimas etapas da obra de substituição de rede de água no bairro Santa Maria Goretti. Com a substituição de aproximadamente 400 metros de redes no trecho entre as avenidas Assis Brasil e Sertório, as etapas de construção urbana estarão terminadas, restando ainda os serviços de finalização: lavagem de redes, passagem de ramais e corte da rede antiga. Esses serviços têm previsão de conclusão em janeiro de 2019.
O entroncamento foi executado pelo método de trepanação, que permite perfurar um tubo sem que seja necessário esvaziá-lo de água. O método foi escolhido para concluir os trabalhos no bairro Santa Maria Goretti para evitar um grande período de desabastecimento na região, que está em obras desde janeiro deste ano.
Histórico - Foram trocados 20,6 quilômetros de rede, que beneficiarão cerca de 6.250 pessoas da região, com
investimento de R$ 6,2 milhões oriundos de recursos da tarifa de água. Os trechos substituídos são de tubulações em ferro, implantadas em 1975.
Segundo a engenheira Carla Leão, da Equipe de Obras Civis da Coordenação de Obras do Dmae, a substituição da rede no Santa Maria Goretti ocorre dentro do previsto. “Conseguimos inclusive conciliar nosso calendário com a repavimentação, que ficou defasada nos meses iniciais, mas depois foi sendo feita logo após as substituições dos canos. Essas novas tubulações em polietileno de alta densidade (Pead) vão melhorar a pressão da água na região, diminuir o número de rompimentos nas tubulações e os consequentes consertos. A população do bairro vai sentir diferença após a colocação da nova rede em uso”, afirma.
Além do benefício da pressão, o Pead permite a setorização, que se traduz pela suspensão do abastecimento em áreas menores. Serão sete setores de redes no bairro, com diâmetros que variam de 110 a 315 milímetros.
Alerta sobre o aspecto da água - Poderá ocorrer turbidez e alteração de cor devido ao arraste de micropartículas inertes, não prejudiciais à saúde, que eventualmente se desprendem das paredes internas da tubulação pela pressão da água.
Andrea Brasil