Substituição das redes de abastecimento do bairro Sarandi entra em nova etapa
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) inicia nesta quinta-feira, 16, uma nova etapa da substituição das redes de abastecimento no bairro Sarandi. As novas tubulações serão colocadas em carga, permitindo a lavagem interna do encanamento. O serviço, essencial para o funcionamento adequado da rede, poderá causar períodos de baixa pressão até a segunda-feira, 20.
Até o momento, 22 quilômetros de novas redes já foram implantados. O projeto, que prevê a desativação das tubulações antigas, que não estão em condições ideais de operação, tem investimento total de R$ 18,6 milhões e beneficiará mais de 33 mil moradores do bairro Sarandi. A obra tem previsão de conclusão até o final de 2027.
"A nova rede é fabricada em polietileno de alta densidade, material que facilita a rotina de manutenção. Com isso, a população perceberá menos períodos de falta d’água devido a consertos emergenciais. Além disso, teremos maior oferta de abastecimento nas áreas mais distantes do sistema", explica o diretor-presidente do Dmae, Vicente Perrone.
A substituição das redes no Sarandi está sendo executada em duas fases. A primeira, que beneficiará imediatamente cerca de 11,5 mil pessoas, deve ser concluída no primeiro semestre de 2026.
Análise da água - Após a lavagem interna das tubulações, o Dmae realizará testes para garantir a qualidade da água. A coleta será feita na terça-feira, 21, em pontos das avenidas 21 de Abril e Souza Mello, e nas ruas Catedral, Oliveira Lopes, Rodrigues da Costa e Prof. Basil Sefton. As ligações domiciliares só serão realizadas após a conclusão dos testes.
Bianca Dilly