Técnica explica o processo de tratamento de esgoto de Porto Alegre

23/04/2021 18:26
Rafaela Redin/DMAE PMPA
ÁGUA E ESGOTOS
Limpeza das grades de chegada da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Serraria

Nesta semana a série Faça por Você. Faça pela Cidade, produzida pelo Gabinete de Comunicação Social da prefeitura, apresenta o funcionamento do sistema de esgoto da cidade. O esgoto doméstico, que vem de casas, edifícios e comércios em geral, chega até a estação de tratamento como esgoto bruto, contendo matéria orgânica e resíduos sólidos e lá passa por um tratamento preliminar.

No vídeo gravado na Estação de Tratamento de Esgoto Sul, do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), no bairro Serraria, a coordenadora Adriana Cecchin, explica que na etapa preliminar são eliminados graxas (gorduras), cabelos, plásticos, óleos, areia e outros objetos que chegam ali. Só após a separação, o esgoto passa pelo tratamento.

De acordo com a técnica, no início do tratamento a matéria orgânica é convertida pelas bactérias anaeróbias em ácidos orgânicos, e logo após em gás metano e gás carbônico. Tudo isso acontece na ausência de oxigênio. Depois passa pelo Lodos Ativado que é uma suspensão ativa de bactérias aeróbicas que se formam com injeção de ar em um tanque de aeração. Neste tanque a matéria orgânica é degradada pelas bactérias do lodo.

Confira o vídeo da semana aqui.

Roberta Brum

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes