Universitários visitam Estação Moinhos de Vento do Dmae

21/10/2021 17:15
Luciano Lanes / PMPA
Estudantes que participaram da atividade cursam Engenharia Civil na Unisinos

Alunos do 8º semestre do curso de Engenharia Civil da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) verificaram na prática os conteúdos da disciplina Tratamento de Água na tarde desta quinta-feira, 21. O grupo fez visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Vento, do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), sob a orientação do químico e coordenador de Tratamento de Água Centro, Adão Silveira de Azevedo.

Segundo o professor da Unisinos, Marcelo Oliveira Caetano, a visita é importante para esses alunos, que vão projetar estações de tratamento, ver como é o processo na prática. "Aqui eles têm a dimensão dos espaços, das necessidades reais dos procedimentos, noções que não estão acessíveis pelos softwares de projeto.” Já para o coordenador do Dmae Adão Azevedo, essas visitas técnicas são essenciais para transmitir às novas gerações um pouco da experiência que a prática do dia a dia acrescenta à teoria. "Além disso, os universitários também tornam-se multiplicadores desse conhecimento, informando pessoas do seu círculo pessoal imediato sobre as especificidades e necessidades do tratamento de água.”

Os estudantes conheceram o processo de tratamento de água desde a entrada bruta na ETA até a sala de filtros, que é a penúltima etapa do processo, antes da distribuição domiciliar pela rede regular de abastecimento.

Essa foi a primeira visita técnica de universitários à ETA Moinhos de Vento desde março de 2020. As visitas podem ser agendadas com o setor de Educação Ambiental (educa.ambiental@dmae.prefpoa.com.br) ou de Relações Públicas (comunicados@dmae.prefpoa.com.br ) do Dmae.

 

Andréa Menezes

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes