18ª Semana Cidade Limpa começa com café da manhã oferecido aos garis
Um café da manhã marcou as comemorações pelo Dia do Gari e o início da 18ª Semana Cidade Limpa, que este ano tem como tema Cidade Limpa é aquela que ninguém suja. A iniciativa, que ocorreu nesta terça-feira, 16, é do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).
O coquetel foi oferecido pela Associação dos Servidores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (ASDMLU), em parceria com o departamento, a um grupo de cerca de 50 trabalhadores no pátio da sede do DMLU. Esta é a primeira atividade da 18ª Semana Cidade Limpa que se estende até o sábado, 20, e busca estimular os cuidados com a cidade.
“Estamos comemorando o dia deste profissional que não para nunca, que trabalha todos os dias, feriados, pandemia, que corre riscos nas ruas para nos entregar uma cidade mais limpa e agradável de se viver”, destaca o diretor do DMLU, Paulo Marques.
Para a gari Jane Beatriz Soares da Silva, que exerce a profissão há 31 anos, o trabalho está mais leve que há anos atrás, com os novos equipamentos, mas ainda existe a necessidade de uma maior valorização da sociedade. “Falta conscientização sobre o descarte correto, precisamos da ajuda da população”, conclui.
Cidade Limpa - A semana, instituída pela Lei Municipal nº 9.922/2006 para o período anual de 16 a 22 de maio, tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a sua responsabilidade em manter a limpeza das ruas, praças, parques e arroios, mas também das calçadas que não são públicas. A comunidade é estimulada a participar das ações que buscam incentivar a educação socioambiental.
Plantio Urbano Sustentável - Os plantios ocorrem em várias regiões da cidade onde antes existiam descartes irregulares, os conhecidos focos de lixo. Na revitalização dos espaços, são utilizadas floreiras feitas a partir de materiais reaproveitados, como paletes, além de um composto orgânico que é produzido na Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) do DMLU.
A colaboração de moradores e comerciantes locais é essencial, tanto com a doação de mudas como na participação da construção e conservação da área, contribuindo para preservação do meio ambiente.
Educação Ambiental - As ações da campanha Cidade limpa é aquela que ninguém suja visam combater os focos de lixo e estimular conceitos de segregação correta de resíduos, sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
O secretário de Serviços Urbanos, Marcos Felipi, destaca que muitas pessoas vivem da comercialização dos resíduos sólidos. "O resultado efetivo da coleta na Capital começa em casa, quando os resíduos são separados corretamente e descartados no dia e local corretos. A conscientização dos moradores é parte fundamental de toda esta cadeia e é com a participação de todos que conseguimos manter nossa cidade mais limpa", afirma.
Programação da Semana Cidade Limpa
Quarta-feira, 17
9h – Plantio Urbano Sustentável
Local: avenida Adelino Ferreira Jardim, 365, bairro Rubem Berta e mais cinco pontos da região Norte.
Quinta-feira, 18
9h – Plantio Urbano Sustentável
Local: avenida Moab Caldas, 1213, bairro Santa Tereza e mais cinco pontos da região Sul.
Sexta-feira, 19
9h – Plantio Urbano Sustentável
Local: Rua Paulino Azurenha, 341 (Partenon) e mais cinco pontos da região Leste.
Sábado, 20
Das 11h às 16h – Estande de sensibilização sobre a correta separação dos resíduos
Local: Centro Social Marista, na Estrada Antônio Severino 1493, bairro Mário Quintana.
Lissandra Mendonça