Após as chuvas, DMLU faz mutirão de limpeza nas proximidades de arroios

06/12/2021 14:30
André Carolino / DMLU PMPA
LIMPEZA URBANA
Foram retiradas 12 toneladas de resíduos na rua Ângelo Crivelaro

Em função do registro de transbordamentos de arroios, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) faz um mutirão de limpeza na rua Ângelo Crivellaro esquina rua Santa Isabel, nas imediações do arroio Mem de Sá, e na avenida Ipiranga esquina com rua Joaquim Porto Vilanova, entorno do arroio Dilúvio, bairro Jardim do Salso. Com o transbordamento destes riachos, houve acúmulo de lodo e resíduos nas vias adjacentes.

Na rua Ângelo Crivellaro esquina rua Santa Isabel, entorno do paliteiro do arroio Mem de Sá que também transbordou, o Departamento está com uma equipe de 20 garis que já coletaram 12 toneladas de resíduos. Já na avenida Ipiranga, proximidades da rua Joaquim Porto Vilanova, local onde o Dilúvio transbordou, o DMLU tem 20 garis que retiraram quatro toneladas de resíduos entre terra, lodo, madeira e plásticos. A expectativa é de que até o final da tarde desta segunda, 6, sejam retiradas um total de 20 toneladas de resíduos dos dois locais.

Edmilson Garay / DMLU PMPA
LIMPEZA URBANA
Da avenida Ipiranga esquina com a Joaquim Porto Vilanova, o DMLU retirou quatro toneladas de resíduos

“Estamos com nossas equipes nas ruas, limpando toda cidade, mas dando uma atenção especial no entorno dos arroios, visto que em alguns locais há registros de transbordamentos. Pedimos a colaboração da população para não descartar resíduos nas vias, o que poderá causar entupimento de redes e transbordamento de riachos em dias chuvosos”, destaca o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.

Chuvas - O grande volume de chuva na madrugada desta segunda-feira, 6, causou acúmulo de água e alagamentos em diversos pontos da cidade. Conforme a Defesa Civil, foram registrados mais de 44 milímetros nas últimas 12 horas. Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), além do alto volume de chuva, o transbordamento de cursos de água como o Mem de Sá e o Dilúvio têm ligação direta com o descarte incorreto de resíduos e entulhos no leito dos córregos. Para auxiliar no escoamento das águas, o Departamento finaliza a contratação de serviços de dragagem e desassoreamento de arroios, com previsão de início de 2022, mas pede a colaboração da população na limpeza dos locais, pois o lixo impede a vazão das águas e amplia a área de transbordamento dos mesmos.

 

Adriana Machado

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes