Artigo: DMLU: 50 anos de cuidados com a cidade
Ao celebrar os 50 anos do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), neste 15 de dezembro, resgatamos a trajetória da própria limpeza urbana de Porto Alegre. No século 19, surgiram os primeiros trabalhadores da área para recolher os cabungos (recipientes de madeira em que eram depositados os dejetos domésticos). Mais de um século depois, o prédio adquirido em 1898, na avenida Azenha, segue como sede administrativa do DMLU. Como o crescimento da Capital exigia um órgão especializado, em 1975 foi criado o DMLU.
Com o DMLU, Porto Alegre tornou-se referência na gestão de resÃduos. É pioneira na Coleta Seletiva e na erradicação dos antigos lixões. Ao adotar o Sistema de Gerenciamento Integrado de ResÃduos Sólidos, modernizou o manejo dos materiais e qualificou as ações de educação ambiental.
O DMLU segue em constante evolução, aplicando tecnologias modernas e sustentáveis todos os dias. Neste ano, implantamos em uma área teste 450 contêineres para resÃduos recicláveis e temos, ainda, o desafio de extinguir 25 focos crônicos de lixo. Meta, esta, que, além de alcançada, está sendo superada.
As conquistas diárias só são possÃveis pelas pessoas que formam o DMLU. Sua força está nas equipes que demonstram cuidado diário com a cidade, como visto após a enchente do ano passado, em que essa dedicação se revelou na força dos seus incansáveis profissionais, que ajudaram na reconstrução da Capital.
Por isso, celebrar os 50 anos do DMLU é reconhecer essa trajetória que equilibra técnica e empatia. Ao reafirmar o compromisso de cuidados com a cidade com a mesma garra que guiou sua jornada, marcamos este novo capÃtulo com a renovação também da marca do Departamento. Além de modernizar e conectar o DMLU com o seu público, a nova identidade visual fortalece a relação com a comunidade. Neste processo, destaca-se o papel essencial do cidadão, responsável por se comprometer com a manutenção da limpeza urbana, para que Porto Alegre siga cada vez mais limpa pelos próximos anos. Â
Carlos Alberto Hundertmarker
Diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU)
Artigo publicado na edição de 15 de dezembro de 2025 do Jornal do Comércio
Cristiano Vieira