Blitz no bairro Bom Fim marca aniversário da coleta seletiva

07/07/2022 15:00
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Melo liderou a ação que visa conscientizar os moradores para a correta separação dos resíduos

No aniversário de 32 anos da coleta seletiva na Capital, completados nesta quinta-feira, 7, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) fez uma blitz no bairro Bom Fim. O prefeito Sebastião Melo participou da atividade sobre a importância da correta separação dos resíduos. (fotos)

A caminhada teve início na praça Berta Starosta na avenida Vasco da Gama e continuou pela rua Fernandes Vieira com término na avenida Osvaldo Aranha. Melo liderou a ação de conscientização ao lado de garis e educadores ambientais no bairro Bom fim, o primeiro distrito a começar a separação do resíduo 32 anos atrás.

"Sempre digo que o descarte correto tem dois ativos importantes: a sustentabilidade e a questão social. O lixo separado vai para os galpões e, nestes galpões, muitas famílias que sobrevivem da separação de resíduos ganham uma oportunidade melhor de renda e de colocar comida na mesa" - Prefeito Sebastião Melo. 

Para o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, se as 250 toneladas ao dia de resíduos com potencial reciclável que chegam incorretamente no aterro sanitário fossem para a coleta seletiva, haveria economia nos serviços prestados pelo departamento e a renda dos trabalhadores das unidades de triagem aumentaria. “Por isto pedimos a ajuda da população na separação correta dos resíduos e na fiscalização. Somente assim teremos uma cidade mais limpa e agradável de se viver”, conclui.

A cidade conta com 16 unidades de triagem de recicláveis, abrigando cerca de 600 trabalhadores que dependem do serviço de coleta seletiva como fonte de renda. A consulta para saber dias e horários da coleta de recicláveis é por endereço completo, não por bairro. Para verificar acesse aqui. O DMLU também oferece locais para que os cidadãos possam descartar seus resíduos recicláveis sem ter que esperar pela coleta seletiva. São os Postos de Entrega Voluntária de Resíduos Recicláveis (PEV). Para saber qual o PEV mais próximo de sua casa, clique aqui.

 O que descartar na coleta seletiva (recicláveis)  - Basicamente todos os materiais feitos de plástico, vidro, papel seco e metal são reaproveitados. Entre eles, embalagens longa vida, arame, baldes, brinquedos, caixas em geral, caixa de pizza sem gordura, canos e tubos metálicos e em PVC, cobre, copos descartáveis, garrafas pet, latas de alumínio, raio-x, isopor, plástico filme, bisnagas plásticas de alimentos e clipes. 

Benefícios - Além dos benefícios sociais, a entrega dos resíduos recicláveis à coleta seletiva traz vantagens ambientais e econômicas. Diariamente, o DMLU recolhe nas residências cerca de 1.059 mil toneladas de resíduos. Desse total, 45,6 toneladas são de recicláveis recolhidos pela coleta seletiva. O restante é composto por resíduos orgânicos e rejeito da coleta domiciliar. Somam-se aos orgânicos e rejeito os resíduos públicos e as cargas recebidas na Estação de Transbordo, em que se chega a um total de 1.540 tonelada/dia de material enviado para o aterro sanitário.

Do quantitativo de recicláveis coletados em 2021, a média de 13,40 toneladas diárias é de rejeito (29%). Assim, estima-se que 32,2 toneladas/dia de resíduos são efetivamente comercializados pelas UTs para fins de reciclagem.

Dos resíduos domiciliares, 4,3% são da coleta seletiva. Um percentual acima da média nacional, que é de cerca de 4%, mas com potencial de avançar mais ainda, visto que há mais de 23% de recicláveis indo para o aterro sanitário.

Cerca de 250 toneladas de materiais que poderiam ser reciclados são descartadas indevidamente por dia em Porto Alegre. E, além de prejudicar o ambiente, representam um alto custo para a administração municipal, que gasta R$ 9,5 milhões por ano para remover estes resíduos para um aterro. O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).

Veja abaixo as próximas blitze da coleta seletiva em 2022:

3 de agosto – Centro Histórico

6 de setembro – Acampamento Farroupilha

28 de setembro – Esplanada da Restinga

5 de outubro – Jardim Leopoldina

25 a 31 de outubro – Programação Especial Lixo Zero

9 de novembro – Menino Deus

7 de dezembro – Moinhos de Vento/Parcão

CampanhaA gente vive, a gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

Adriana Machado

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes