Bota-Fora atende 11 comunidades de diversos bairros nesta semana

23/01/2023 08:50
SMSURB / PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Bota-Fora atende mais de 200 comunidades em vulnerabilidade social

O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço em 11 comunidades de terça-feira, 24, até sexta-feira, 27. A ação ocorre a partir das 8 h.

A iniciativa surgiu de ações semelhantes realizadas esporadicamente pelo DMLU e tornou-se uma atividade permanente, que tem o objetivo de auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, entre outros objetos volumosos.

A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora. A divulgação do serviço é feita por meio de cartazes colocados em unidades de saúde, mercados, escolas, bares e associações de bairro.

“O Bota-Fora oportuniza que os cidadãos realizem o descarte correto de materiais e resíduos, que poderiam formar focos irregulares de lixo. Seguiremos vigilantes e fiscalizadores dos serviços prestados à população, com o foco na zeladoria da cidadeâ€, ressalta o secretário Municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia.

O diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, enfatiza a disposição correta de resíduos, lembrando o compromisso social da população. “O cidadão é peça chave no combate ao descarte irregular. Se cada um tiver a consciência de que todos os materiais têm um lugar apropriado para serem entregues, e que possuem valor financeiro se encaminhados para reciclagem ou reaproveitamento, poderemos construir um futuro melhor para nossa cidade e contribuir até mesmo com a geração de renda de quem vive da triagem dos resíduos.â€

Ecopontos - Além do Bota-Fora, o descarte desses materiais pode ser feito diretamente em uma das Unidades de Destino Certo (UDC) do DMLU. As UDCs, também chamadas de Ecopontos, recebem madeira, móveis velhos e entulhos e estão estrategicamente distribuídas pela cidade. Para mais informações sobre os locais, acesse aqui. Para consultar as próximas comunidades a serem atendidas pelo primeiro ciclo do Bota-fora em 2023, clique neste link. O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).

Programação por comunidades*:

Dia 24 – Terça-feira: Cascalpina (Glória), Graciliano Ramos (Glória), Bastillanas (Glória), Cascata (Glória);

Dia 25 – Quarta-feira: Elo Dourado (Lomba do Pinheiro);

Dia 26 – Quinta-feira: Francisca (Lajeado), Bela Vista (Humaitá), Nossa Senhora da Paz (Humaitá), Pôr do Sol Humaitá (Humaitá), Progresso (Humaitá);

Dia 27 – Sexta-feira: Ceres (Partenon).

*O DMLU esclarece que o programa Bota-Fora é realizado nas comunidades. Os bairros são colocados entre parênteses para facilitar a localização.

Jacquelline Jorge (estagiária) / Supervisão: Adriana Machado

Fabiana Kloeckner