Bota-Fora atende dez localidades nesta semana

08/08/2022 07:54
SMSURB / PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Bota-Fora atende mais de 200 comunidades em vulnerabilidade social

O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realizará o serviço nas comunidades de terça-feira, 9, a quinta-feira, 11, atendendo a 10 locais na semana. O primeiro ciclo do projeto recolheu 396,89 toneladas de resíduos em 217 comunidades. A ação ocorre a partir das 8h.

A iniciativa surgiu de ações semelhantes realizadas esporadicamente pelo DMLU e tornou-se uma atividade permanente, que tem o objetivo de auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos.

A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora. A divulgação do serviço é feita por meio de cartazes colocados em unidades de saúde, mercados, escolas, bares e associações de bairro.

“O Bota-Fora oportuniza que os cidadãos realizem o descarte correto de materiais e resíduos, que poderiam formar focos irregulares de lixo. Seguiremos vigilantes e fiscalizadores dos serviços prestados à população, com o foco na zeladoria da cidade”, ressalta o secretário Municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia.

O diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, enfatiza a disposição correta de resíduos, lembrando o compromisso social da população. “O cidadão é peça chave no combate ao descarte irregular. Se cada um tiver a consciência de que todos os materiais têm um lugar apropriado para serem entregues, e que possuem valor financeiro se encaminhados para reciclagem ou reaproveitamento, poderemos construir um futuro melhor para nossa cidade e contribuir até mesmo com a geração de renda de quem vive da triagem dos resíduos. ”

Além do Bota-Fora, o descarte desses materiais pode ser feito diretamente em uma das Unidades de Destino Certo (UDC) do DMLU. As UDCs, também chamadas de Ecopontos, recebem madeira, móveis velhos e entulhos e estão estrategicamente distribuídas pela cidade. Para mais informações sobre os locais, acesse aqui. Para consultar as próximas comunidades a serem atendidas pelo segundo ciclo do Bota-fora em 2022, clique neste link. O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).

Programação por comunidades*:

09/08 – Terça-feira: Orfanotrófio 2 (Nonoai), Beco do Sorriso (Nonoai), Parque Santa Anita (Nonoai), Mato Grosso (Nonoai);

10/08 – Quarta-feira: Vila da Amizade (Belém Novo), Quinta do Portal (Lomba do Pinheiro);

11/08 – Quinta-feira: São Carlos (Lomba do Pinheiro), Minuano (Sarandi), Vila Nova Brasilia (Sarandi), Vila União (Sarandi).

*O DMLU esclarece que o programa Bota-Fora é realizado nas comunidades. Os bairros são colocados entre parênteses para facilitar a localização.

A gente vive, a gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

 

Jacquelline Jorge (estagiária) / Supervisão: Adriana Machado

Cristiano Vieira