Estamos migrando o conteúdo do antigo portal da PMPA. Se não encontrar o que está procurando, tente visitar o site antigo (link abre em nova janela).
Limpeza Urbana

Bota-Fora atende duas comunidades nesta sexta-feira

14/06/2019 08:56

O Bota-Fora, promovido pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), atende oito comunidades desta segunda-feira, 10, até a sexta-feira, 14. O trabalho, que começa às 8h, tem o objetivo de auxiliar no descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares do DMLU. Nesta sexta-feira, 14, serão atendidas as comunidades Arapeí (bairro Cristal) e João Goulart (bairro Mário Quintana).

No mês de maio, a ação coletou 196,81 toneladas de resíduos. Neste ano foram incluídos dois locais, ampliando o serviço, que agora passa a atender 213 comunidades. A inclusão ocorreu após solicitações dos moradores das localidades, seguidas de análises técnicas da Coordenação de Gestão e Educação Ambiental, que confirmaram a viabilidade do serviço.

Para o diretor-geral do DMLU, René Machado de Souza, o aumento de comunidades atendidas é uma oportunidade de auxiliar os cidadãos a realizarem o descarte correto, evitando a formação de focos de lixo. “A ampliação do Bota-Fora é mais uma medida que busca preservar a saúde pública, visto que os materiais descartados irregularmente e expostos nas ruas também poderiam favorecer a proliferação de mosquitos e escorpiões”, ressalta.

A iniciativa surgiu de ações semelhantes realizadas esporadicamente pelo DMLU e, em 2009, tornou-se uma atividade permanente, que tem o objetivo de auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões e restos de obras, dentre outros objetos volumosos.

A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até às 7h30 do dia do Bota-Fora. A divulgação do serviço é feita por meio de cartazes colocados em unidades de saúde, mercados, escolas, bares e associações de bairro.

Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, esse tipo de iniciativa ajuda no combate e prevenção de pontos de descarte irregular. “O Bota-Fora possibilita que a população dê a destinação adequada aos resíduos que não são regularmente recolhidos pelas coletas tradicionais, como caliça e restos de obras”, diz ele.

Além do Bota-Fora, o descarte desses materiais pode ser feito diretamente em uma das Unidades de Destino Certo (UDC) do DMLU. As UDCs, também chamadas de Ecopontos, recebem madeira, móveis velhos e entulhos e estão estrategicamente distribuídas pela cidade. Para mais informações sobre os locais, clique aqui. Para consultar o cronograma das próximas comunidades a serem atendidas pelo Bota-Fora, clique aqui.

Programação:
10/06 - Segunda-feira: Beco Sorriso (bairro Nonoai), Chico Mendes (bairro Mário Quintana);
11/06 - Terça-feira: Protásio Alves (bairro Alto Petrópolis);
12/06 – Quarta-feira: Mirim (bairro Alto Petrópolis), Monte Cristo (bairro Vila Nova);
13/06 – Quinta-feira: Bom Sucesso (bairro Lomba do Pinheiro);
14/06 – Sexta-feira: Arapeí (bairro Cristal), João Goulart (bairro Mário Quintana).

Raquel Beraldin (estagiária)/Supervisão: Adriana Machado

Taís Dimer Dihl