Bota-Fora atende parte de dois bairros nesta terça-feira

19/07/2022 08:17
Alex Rocha/PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Podem ser descartados eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, entre outros objetos volumosos

O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nas comunidades de terça-feira, 19, a quinta-feira, 21, atendendo 11 locais. Nesta terça, o serviço atua em parte dos bairros Santa Tereza e Lomba do Pinheiro, nas comunidades Esmeralda (Lomba do Pinheiro), Tronco 2 (Santa Tereza), Dormenio e Pantanal (Santa Tereza), Rio Branco (Santa Tereza) e Santa Rita (Santa Tereza). A ação ocorre a partir das 8h.

O objetivo é auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos.

A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora. A divulgação do serviço é feita por meio de cartazes colocados em unidades de saúde, mercados, escolas, bares e associações de bairro.

“O Bota-Fora oportuniza que os cidadãos realizem o descarte correto de materiais e resíduos, que poderiam formar focos irregulares de lixo. Seguiremos vigilantes e fiscalizadores dos serviços prestados à população, com o foco na zeladoria da cidadeâ€, ressalta o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia.

O diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, enfatiza a disposição correta de resíduos, lembrando o compromisso social da população. “O cidadão é peça chave no combate ao descarte irregular. Se cada um tiver a consciência de que todos os materiais têm um lugar apropriado para serem entregues, e que possuem valor financeiro se encaminhados para reciclagem ou reaproveitamento, poderemos construir um futuro melhor para nossa cidade e contribuir até mesmo com a geração de renda de quem vive da triagem dos resíduos", afirma.

Além do Bota-Fora, o descarte desses materiais pode ser feito diretamente em uma das Unidades de Destino Certo (UDC) do DMLU. As UDCs, também chamadas de Ecopontos, recebem madeira, móveis velhos e entulhos e estão estrategicamente distribuídas pela cidade. Para mais informações sobre os locais, acesse aqui. Para consultar as próximas comunidades a serem atendidas pelo segundo ciclo do Bota-fora em 2022, clique aqui. O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).

Programação por comunidades:

Terça-feira, 19: Esmeralda (Lomba do Pinheiro), Tronco 2 (Santa Tereza), Dormenio e Pantanal (Santa Tereza), Rio Branco (Santa Tereza), Santa Rita (Santa Tereza);

Quarta-feira, 20: Retiro da Ponta Grossa (Ponta Grossa);

Quinta-feira, 21: Juliano Moreira (Petrópolis), Nova Barretos (Lomba do Pinheiro), Pampa (Humaitá), Vila Farrapos (Humaitá), Esperança (Humaitá).

O programa Bota-Fora é realizado nas comunidades. Os bairros são colocados entre parênteses para facilitar a localização.

A gente vive, a gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

 

Lissandra Mendonça