Bota-Fora coleta mais de 58 toneladas de resíduos em setembro

05/10/2021 08:58
Luciano Lanes / PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Serviço atende mais de 200 comunidades em vulnerabilidade social

O projeto Bota-Fora coletou 58,55 toneladas de resíduos em setembro. Foram atendidas 49 comunidades de diferentes bairros. O trabalho é realizado pelas equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), órgão que integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb). O primeiro ciclo de 2021 coletou 613,09 toneladas de resíduos em 170 comunidades de diferentes bairros.

Para este segundo ciclo do Bota-Fora, foi feita uma reestruturação do cronograma, agora atendendo 229 locais. “O cronograma foi reestruturado a partir de conversas com as comunidades e novas localidades e roteiros foram inseridosâ€, destaca o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.

O serviço ocorre para auxiliar a população no descarte correto de objetos volumosos não recolhidos pelas coletas regulares da prefeitura, como eletrodomésticos, móveis quebrados e colchões. Isso evita que material descartado irregularmente nas ruas obstrua arroios, bocas de lobo e cause alagamentos. O projeto atende comunidades em vulnerabilidade social.

“O Bota-Fora oportuniza o descarte correto de materiais que poderiam formar focos irregulares de lixo. Seguiremos vigilantes e fiscalizadores dos serviços prestados à população, com foco na zeladoria da cidadeâ€, ressalta o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia.

Unidades de Destino Certo - A recomendação aos moradores dos pontos atendidos é que os materiais sejam colocados em frente às residências na noite anterior ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora. A divulgação é feita por meio de cartazes afixados em unidades de saúde, mercados, escolas, bares e associações de bairros. 

Além do Bota-Fora, a população pode utilizar, gratuitamente, as Unidades de Destino Certo (UDC) do DMLU para se desfazer de objetos que não entram na coleta regular de lixo. Essas unidades são popularmente conhecidas como Ecopontos e estão distribuídas por várias regiões da cidade. Para informações sobre os locais, clique aqui. 

 Segundo ciclo do Bota-Fora:

Julho: 14,73 toneladas em 14 comunidades

Agosto: 52,63 toneladas recolhidas em 38 comunidades

Setembro: 58,55 toneladas recolhidas em 49 comunidades

 

 

 

Adriana Machado

Andrea Brasil