Bota-Fora coleta mais de 61 toneladas de resíduos em março

01/04/2022 15:09
Alex Rocha/PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Ação facilita do descarte de resíduos volumosos

O projeto Bota-Fora coletou 61,76 toneladas de resíduos em março. Foram atendidas 42 comunidades de diferentes bairros. O trabalho é realizado pelas equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), órgão que integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb). Em 2021, foram coletadas 940,18 toneladas de resíduos em 213 comunidades de diferentes bairros.

O serviço ocorre para auxiliar a população no descarte correto de objetos volumosos não recolhidos pelas coletas domiciliares da prefeitura, como eletrodomésticos, móveis quebrados e colchões. Isso evita que material descartado irregularmente nas ruas obstrua arroios, bocas de lobo e cause alagamentos. O projeto atende regiões em situação de vulnerabilidade social.

“O Bota-Fora oportuniza o descarte correto de materiais que poderiam formar focos irregulares de lixo. Seguiremos vigilantes e fiscalizadores dos serviços prestados à população, com atenção na zeladoria da cidade”, ressalta o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia.

O diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, enfatiza a disposição correta de resíduos, lembrando o compromisso social da população. “O cidadão é peça-chave no combate ao descarte irregular. Se cada um tiver a consciência de que todos os materiais têm um lugar apropriado para serem entregues, e que possuem valor financeiro se encaminhados para reciclagem ou reaproveitamento, poderemos construir um futuro melhor para nossa cidade e contribuir, até mesmo, com a geração de renda de quem vive da triagem dos resíduos", explica.

A recomendação aos moradores dos pontos atendidos é que os materiais sejam colocados em frente às residências na noite anterior ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora. A divulgação é feita por meio de cartazes afixados em unidades de saúde, mercados, escolas, bares e associações de bairros.

Unidades de Destino Certo - Além do Bota-Fora, a população pode utilizar, gratuitamente, as Unidades de Destino Certo (UDC) do DMLU para se desfazer de objetos que não entram nas coletas regulares. Essas unidades são popularmente conhecidas como Ecopontos e estão distribuídas por várias regiões da cidade. Para informações sobre os locais, clique aqui.

Primeiro ciclo do Bota-Fora em 2022:

Janeiro: 81,73 toneladas recolhidas em 38 comunidades

Fevereiro: 70,83 toneladas recolhidas em 43 comunidades

Março: 61,76 toneladas recolhidas em 42 comunidades

 

Jacquelline Jorge (estagiária) | Supervisão: Andiara de Freitas da Silva

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes