Bota-Fora coleta mais de 71 toneladas de resíduos em outubro

03/11/2022 11:34
Alex Rocha/PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Projeto atende mais de 200 comunidades em vulnerabilidade social

O projeto Bota-Fora coletou 71,49 toneladas de resíduos em outubro. Foram atendidas 42 comunidades de diferentes bairros. O trabalho é realizado pelas equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), órgão que integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).

O serviço auxilia a população no descarte correto de objetos volumosos não recolhidos pelas coletas domiciliares da prefeitura, como eletrodomésticos, móveis quebrados e colchões. Isso evita que material descartado irregularmente obstrua arroios, bocas de lobo e cause alagamentos. O projeto atende regiões em situação de vulnerabilidade social.

“O Bota-Fora oportuniza o descarte correto de materiais que poderiam formar focos irregulares de lixo. Seguiremos vigilantes e fiscalizadores dos serviços prestados à população, com atenção na zeladoria da cidadeâ€, ressalta o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia.

O diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, enfatiza a disposição correta de resíduos, lembrando o compromisso social da população. “O cidadão é peça-chave no combate ao descarte irregular. Se cada um tiver a consciência de que todos os materiais têm um lugar apropriado para serem entregues e que possuem valor financeiro se encaminhados para reciclagem ou reaproveitamento, poderemos construir um futuro melhor para nossa cidade e contribuir, até mesmo, com a geração de renda de quem vive da triagem dos resíduos", explica.

A recomendação aos moradores dos pontos atendidos é que os materiais sejam colocados em frente às residências na noite anterior ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora. A divulgação é feita por meio de cartazes afixados em unidades de saúde, mercados, escolas, bares e associações de bairros.

Unidades de Destino Certo - Além do Bota-Fora, a população pode utilizar, gratuitamente, as Unidades de Destino Certo (UDC) do DMLU para se desfazer de objetos que não entram nas coletas regulares. Essas unidades são popularmente conhecidas como Ecopontos e estão distribuídas por várias regiões da cidade. Para informações sobre localização das UDCs, clique aqui. 

A gente vive, a gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

 

 

Adriana Machado

Lissandra Mendonça