Bota-Fora recolhe 1.367 toneladas de resíduos em 2019

06/01/2020 09:25
Cristine Rochol/PMPA
DMLU
Só em dezembro, foram coletadas 114,8 toneladas em 29 comunidades

O quantitativo de atendimento do Bota-Fora em 2019 foi de 1.367 toneladas de material. No segundo ciclo, de agosto a dezembro, foram recolhidas 708 toneladas de resíduos em 213 comunidades. Só no mês de dezembro, foram coletadas 114,8 toneladas em 29 comunidades. O trabalho de recolhimento é realizado pelas equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).

Em 2019 o serviço foi ampliado, passando a atender 213 comunidades. O aumento ocorreu após solicitações dos moradores das localidades, seguidas de análises técnicas da Equipe de Gestão de Educação Ambiental que confirmaram a viabilidade do serviço.

A iniciativa tem o objetivo de auxiliar a população a descartar corretamente os resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares como, por exemplo, eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões e outros objetos volumosos. Dessa forma, também é possível evitar que o material descartado irregularmente nas ruas obstruam arroios e bocas de lobo, o que poderia causar alagamentos.

‘’O descarte correto é uma clara mudança de atitude da população, que está armazenando menos resíduos nas casas, o que reflete numa melhor qualidade de vida, com menos proliferação de insetos, roedores e escorpiõesâ€, destaca o diretor-geral do DMLU, Renê Machado de Souza.

O serviço é realizado em colaboração com os cidadãos das localidades atendidas. Nos dias de Bota-Fora, os moradores são orientados a disporem os resíduos em frente às suas residências. Na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora. A divulgação do serviço é feita por cartazes colocados em unidades de saúde, mercados, escolas, bares e associações de bairro.

Além do Bota-Fora, o descarte desses materiais pode ser feito diretamente em uma das oito Unidades de Destino Certo (UDC) do DMLU. As UDCs, também chamadas de Ecopontos, recebem madeira, móveis velhos e entulhos e estão estrategicamente distribuídas pela cidade. Para mais informações sobre os locais, clique aqui. 

Bota-Fora em 2019 – O primeiro ciclo de atendimento do Bota-Fora, que ocorreu de fevereiro a julho, recolheu 659 toneladas de materiais que, somando-se ao quantitativo do segundo ciclo - que foi de 708 toneladas, atingiu um total de  1.367 toneladas de resíduos recolhidos no ano.

Segundo ciclo do Bota-Fora:

Agosto: 226,14 toneladas recolhidas em 45 comunidades;
Setembro: 88,65 toneladas recolhidas em 45 comunidades;
Outubro: 78,83 toneladas recolhidas em 57 comunidades;
Novembro: 199,65 toneladas recolhidas em 37 comunidades;
Dezembro: 114,80 toneladas recolhidas em 29 comunidades.

 

Tassiane Costeira com supervisão de Adriana Machado

Taís Dimer Dihl