Bota-Fora recolhe mais de 19 toneladas de resíduos na primeira semana

11/02/2021 16:03
SMSURB / PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Serviço é realizado para auxiliar a população no descarte correto de objetos volumosos não recolhidos pelas coletas regulares

A primeira semana de atendimento do projeto Bota-Fora 2021, de 3 a 10 de fevereiro, recolheu 19,1 toneladas de resíduos em dez comunidades da Capital. O trabalho de recolhimento é realizado pelas equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), órgão que integra a Secretaria Municipal de  Serviços Urbanos (SMSUrb). 

SMSURB / PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Projeto Bota-Fora evita que material descartado irregularmente nas ruas obstrua arroios e bocas de lobo e cause alagamentos

O serviço do Bota-Fora ocorre para auxiliar a população no descarte correto de objetos volumosos não recolhidos pelas coletas regulares da prefeitura, como eletrodomésticos, móveis quebrados e colchões. Isso evita que material descartado irregularmente nas ruas obstrua arroios e bocas de lobo e cause alagamentos. O projeto atende comunidades em vulnerabilidade social. Serão beneficiados mais de 200 locais.

“O Bota-Fora oportuniza o descarte correto de materiais que poderiam formar focos irregulares de lixo. Seguiremos vigilantes e fiscalizadores dos serviços prestados à população, com foco na zeladoria da cidade”, ressalta o secretário Municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia. O diretor-geral do DMLU, René Machado de Souza, destaca que outras opções para descarte serão oferecidas. “Também estamos estudando alternativas para ampliação dos Ecopontos e implantação de unidades itinerantes”, informa.

A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam colocados em frente às residências na noite anterior ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora. A divulgação é feita por meio de cartazes afixados em unidades de saúde, mercados, escolas, bares e associações de bairros. O DMLU conta agora também com um carro de som que percorre as comunidades um dia antes da coleta, avisando sobre o serviço.

Além do Bota-Fora, a população pode utilizar, gratuitamente, as Unidades de Destino Certo (UDC) do DMLU para se desfazer de objetos que não entram na coleta regular de lixo. Essas unidades são popularmente conhecidas como Ecopontos e estão distribuídas por várias regiões da cidade. Para informações sobre os locais, clique aqui

Bota-Fora 2021 - O projeto Bota-Fora vai atender ainda nesta semana:

11/02 – Quinta-feira: Ramis Galvão (Passo D’Areia), São Pedro (Partenon)

12/02 – Sexta-feira: Salso (Restinga), Otto Ernest Meyer (Azenha)

13/02 – Sábado: Dutra Jardim (Ruben Berta), Fraternidade (Ruben Berta), São Judas Tadeu (Partenon)

O projeto Bota-fora é o quarto tema da série “Faça por Você. Faça pela Cidade” no portal institucional do Município. Os vídeos, de curta duração, apresentam profissionais ensinando práticas simples para auxiliar nos cuidados com a cidade. Neste episódio, a supervisora operacional do DMLU, Alessandra Nogueira Pires, explica como funciona o serviço.

Confira o vídeo aqui.

 

Adriana Machado

Elisandra Borba