Cerca de 700 pessoas participam do projeto Linda Orla Limpa em Belém Novo
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) promoveu a segunda edição do projeto Linda Orla Limpa no sábado, 19, na praia de Belém Novo, na avenida Desembargador Jorge Mello Guimarães, 12, Zona Sul da Capital. Cerca de 700 pessoas foram diretamente impactadas com a ação de sensibilização sobre a correta segregação dos resíduos, na atividade que ocorreu das 9h às 17h.
A Equipe de Gestão e Educação Ambiental (EGEA) do departamento montou um stand com maquetes de unidade triagem e de composteira caseira. No local, também foram oferecidas três palestras com explicações sobre o funcionamento das usinas de reciclagem e a correta separação dos resíduos, mostrados exemplos de materiais recicláveis e ministrados jogos pedagógicos. Cada palestra atingiu em torno de 30 pessoas. O educador ambiental do DMLU, Luiz Eduardo Nunes, fez 50 cataventos com garrafas pet, que foram distribuídos para as crianças.
Um garrafão com estrutura feita em metal, o “Papa Resíduo”, foi o destaque da atividade, chamando atenção inclusive das crianças que juntavam latinhas para depositar no local. Neste recipiente, a população pode depositar seu lixo reciclável. Foram distribuídos folderes informativos sobre a segregação correta e também cerca de 250 sacolas para o descarte de resíduos orgânicos e 250 para descarte de recicláveis para os usuários da Orla. “Este projeto visa a sensibilizar a população a respeito da sustentabilidade e da correta segregação dos resíduos”, destaca o diretor-geral em exercício do DMLU, Vicente Marques.
O projeto Linda Orla Limpa terá continuidade no primeiro sábado do mês de março, dia 5, na Praia do Veludo, bairro Belém Novo, também no horário das 9h às 17h.
O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).
Andrea Brasil