Cinco empresas participam de consulta pública para sistema de gestão de serviços do DMLU

15/02/2022 14:35
Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Empresas enviaram soluções tecnológicas para área de limpeza urbana

Cinco empresas participaram da consulta pública que se encerrou nesta terça-feira, 15, sobre o sistema de gestão de serviços do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). Os interessados enviaram contribuições com soluções tecnológicas para subsidiar o Termo de Referência da licitação e aquisição do sistema de planejamento, gestão e governança de dados DMLU.

A partir de agora, o DMLU tem 45 dias para elaborar o Termo de Referência e lançar a licitação. Participaram da consulta pública as empresas gren4T, ABL Sistem Consultoria, Inlog, Notorium e ICI – Instituo Cidades Inteligentes. O objetivo do novo sistema é modernizar e agilizar a aferição dos serviços, além de dar transparência aos dados.

Inicialmente, a ideia era que o sistema fosse desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre (Procempa), mas, como não havia nenhum programa já elaborado que pudesse oferecer as soluções necessárias ao DMLU, o departamento decidiu buscar soluções já prontas no mercado para atendimento da demanda em menor tempo. 

Para o diretor-geral do departamento, Paulo Marques, a iniciativa irá qualificar a fiscalização dos serviços prestados. "A solução tecnológica a ser adquirida pretende levar o DMLU a um patamar de inovação e gestão, com auxílio de ferramentas digitais como aplicações mobile, georreferenciamento, portabilidade, tudo em tempo real”, afirma.

“Tudo que pode trazer mais agilidade, eficiência e transparência nos serviços prestados é importante, pois representa mais respeito aos contribuintes. Estamos dedicando muita energia em inovação para todas as pontas. Creio que podemos avançar muito com auxílio da tecnologia aliada a uma gestão comprometida e responsável", esclarece o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi. 

O Sistema de Planejamento, Gestão e Governança de Dados e suas ferramentas digitais buscarão uma modernização e agilidade nas fiscalizações que hoje ainda são feitas com pranchetas. A solução a ser contratada deverá possibilitar aferir os níveis de eficiência, qualidade e comparação entre o serviço planejado e o executado. Também apoiará a administração na tomada de decisões para o correto funcionamento do contrato de prestação de serviços, atualmente aos encargos de empresas terceirizadas.

Funcionalidades gerais que o sistema deverá ter: 
- Funcionalidades básicas: possibilidade de criação de mapas, gráficos e tabelas, natureza, distribuição ao longo dos meses, do dia da semana, da faixa horária, das horas do dia
- Geolocalização remota instantânea: permite a interoperabilidade com equipamentos GPS para visualização instantânea de coordenadas recebidas dos dispositivos móveis e identificação na área de visualização
- Painel de indicadores (dashboard) com informações gerenciais em forma de gráficos (pizza, barra, linha e coluna), bem como tabelas de dados que permitem exibir indicadores e informações gerenciais. O painel permite a sua configuração em relação a quantos e quais indicadores serão exibidos
- Integração entre as ferramentas de desenho, buffer, pesquisas, gráficos, mapas de kernel e mapas temáticos de forma que o resultado produzido em uma ferramenta possa ser utilizado como parâmetro de entrada espacial em qualquer outra ferramenta para delimitação de buscas
- Relatórios analíticos
- Servidor de serviços (backend) para recepção de informações de GPS em tempo real, com armazenamento e logs de recepção
- Integração com base de dados
- Controle de fluxo dos resíduos sólidos

O Sistema de Gestão de Serviços para a área de limpeza urbana compreenderá os seguintes serviços:
Coletas
Varrição
Varrição mecanizada
Capina de meio-fio
Capina de praças
Roçada
Pintura de meio-fio
Serviços diversos
Ajudante de caminhão (foco de lixo)
Zeladoria de sanitários públicos
Lavagem de logradouros
 

Adriana Machado

Lissandra Mendonça