Coleta Seletiva de Porto Alegre celebra 35 anos

06/07/2025 06:50
Rodger Timm / PMPA
Comunicação Social
Separação correta garante renda nas unidades de triagem

Em comemoração ao aniversário de 35 anos da Coleta Seletiva celebrados nesta segunda-feira, 7, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) promove uma série de atividades especiais durante a data. As ações de educação ambiental incluem um tour pelas Unidades de Triagem (UT’s) e uma blitz de sensibilização no bairro Bom Fim, onde o serviço foi iniciado. 

Promovida pela Diretoria de Gestão e Educação Ambiental (DGEA) do Departamento, a programação começa às 9h, com um passeio guiado para diretores de escolas municipais de Porto Alegre pelas UT’s Chocolatão, Campo da Tuca e Rubem Berta, estendendo-se até as 13h. O objetivo é conscientizar os educadores sobre a relevância da reciclagem e da segregação de resíduos, além de explicar os caminhos que os recicláveis percorrem após o recolhimento.

Outra atividade é a Blitz de Sensibilização da Coleta Seletiva, a partir das 14h30. O bairro Bom Fim, pioneiro na implantação do serviço iniciado em 1990, foi o escolhido para a ação. A iniciativa visa abordar estabelecimentos comerciais da região, com monitoramentos e orientações sobre o descarte correto.

O diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker, marca a data com um apelo à população. "Celebrar os 35 anos da Coleta Seletiva é reafirmar o compromisso histórico de Porto Alegre com a sustentabilidade e a inclusão social. Essa jornada nos ensina que o sucesso do sistema depende da participação de todos. Quando não separamos os recicláveis, a cidade perde duas vezes: o meio ambiente sofre e o município têm um prejuízo de R$ 36 milhões anuais", diz Hundertmarker.

Conscientização - Além de festejar o aniversário da Coleta Seletiva, os eventos buscam mobilizar a população sobre a importância da separação adequada dos materiais, que gera renda para os trabalhadores das UTs, preserva o meio ambiente e melhora a qualidade de vida dos cidadãos. “Cada seletivo descartado como rejeito representa um custo evitável e uma oportunidade perdida para as centenas de famílias que transformam resíduos em sustento. Unidos, poder público e cidadãos podem construir uma cidade mais limpa, justa e economicamente sustentável”, destaca a diretora de Gestão e Educação Ambiental do DMLU, Andrea Rammé.

Coleta Seletiva - Porto Alegre é considerada uma das primeiras cidades a implementar o serviço de coleta de recicláveis. Desde 7 de julho de 1990, quando começou como projeto-piloto no bairro Bom Fim, o sistema foi sendo aperfeiçoado pelo DMLU e tornou-se referência na América Latina. O serviço foi ampliado em setembro de 2015, passando a atender três vezes por semana na maioria dos bairros beneficiados pela Coleta Automatizada. No restante da cidade, o caminhão realiza a coleta duas vezes por semana. Os roteiros foram reprogramados para não coincidirem com os horários da Coleta Domiciliar e são feitos nos turnos do dia ou da noite, atendendo 100% da cidade. A consulta é por endereço completo, não por bairro. Para verificar os dias e horários, acesse aqui.

Geração de renda - Além dos benefícios sociais, a entrega dos recicláveis à Coleta Seletiva traz vantagens ambientais e econômicas. Atualmente, a Capital conta com 17 UTs que empregam e geram renda para 500 trabalhadores. Diariamente, das 1.240 toneladas de resíduos coletados, 73,6 toneladas são de recicláveis. Estima-se que 471 toneladas com potencial reciclável são enviadas indevidamente para o aterro de Minas do Leão, gerando um custo mensal de R$ 3 milhões, totalizando R$ 36,5 milhões ao ano, que poderiam ser investidos em melhorias urbanas se a maioria da população separasse os recicláveis e os encaminhassem à Coleta Seletiva do DMLU.

O que descartar na Coleta Seletiva (recicláveis) – Basicamente, todos os materiais feitos de plástico, vidro, papel seco e metal são reaproveitados. Entre eles, embalagens longa vida, arame, baldes, brinquedos, caixas em geral, caixa de pizza sem gordura, canos e tubos metálicos e em PVC, cobre, copos descartáveis, garrafas pet, latas de alumínio, raio-x, isopor, plástico filme, bisnagas plásticas de alimentos e clipes. 

Minha cidade é minha casa é uma campanha que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. É coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura. Assista ao vídeo da campanha.

O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).

 

Andiara de Freitas da Silva

Gilmar Martins