Correta separação dos resíduos é destaque no segundo dia da Semana Cidade Limpa

17/05/2022 13:45
Douglas Boeira/DMLU PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Estande divulga a importância da correta separação dos resíduos

Um estande de sensibilização para o descarte correto de resíduos e três Papa Resíduos foram instalados pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), no Centro Histórico, na manhã desta terça-feira, 17. A ação faz parte das atividades especiais da 17 ª Semana Cidade Limpa e do Dia Mundial da Reciclagem, comemorado hoje.

O espaço, montado no Largo Glênio Peres, conta com maquetes de unidade de triagem e de composteira caseira, exemplos de materiais recicláveis e um garrafão com estrutura feita em metal, o chamado Papa Resíduo. Mais dois Papa Resíduos estão colocados em frente ao Paço Municipal (Praça Montevideo, 10 – Centro Histórico). Nestes recipientes, a população pode depositar seu resíduo reciclável. Fôlderes informativos sobre a segregação correta também estão sendo distribuídos. Esta atividade ocorrerá ainda na quarta, 18, quinta, 19, e sexta-feira, 20, em locais de grande visibilidade. 

“Aproveitamos esta data da Semana Cidade Limpa para dar ênfase à divulgação da importância da segregação de resíduos e sensibilizar a população”, alerta o educador ambiental do DMLU, Luis Eduardo Nunes. “Achei esta atividade muito importante. Não fazia ideia de que tanta coisa era produzida pela reciclagem. Eu já separava os resíduos, mas agora, sabendo destas informações, vou me esforçar ainda mais para incentivar esta indústria da reciclagem”, destaca o contribuinte Nelso Ferreira.

Outra ação que estava marcada para a tarde desta terça-feira, 17, era a visita de 15 prefeitos de praças a uma Unidade de Triagem. A atividade foi adiada em função do tempo instável. Uma nova data será divulgada posteriormente pelo DMLU.

Educação ambiental - “Estamos empenhados em incentivar a educação ambiental e a valorização do trabalho do gari, personagem principal para conseguirmos uma cidade mais limpa e agradável de se viver. Precisamos lembrar que é responsabilidade de todo cidadão cuidar da nossa Porto Alegre”, destaca o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.

"A Semana Cidade Limpa é a oportunidade de repensarmos de que maneira podemos contribuir para transformar Porto Alegre em um lugar melhor. Convidamos as pessoas a participarem das ações dessa semana para entender melhor o trabalho feito pelos nossos colaboradores e, assim, ajudar a cuidar da cidade", diz o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia.

Programação:

Quarta-feira, 18
Horário: 9h às 17h - Estande de sensibilização sobre a correta separação dos resíduos
Local: Monumento ao Expedicionário no Parque Farroupilha (Redenção), avenida José Bonifácio, 245, bairro Farroupilha

Quinta-feira, 19
Horário: 9h às 17h - Estande de sensibilização sobre a correta separação dos resíduos
Local: Largo Glênio Peres, Centro Histórico

Sexta-feira, 20
Horário: 9h às 17h - Estande de sensibilização sobre a correta separação dos resíduos
Local: Parque Moinhos de Vento (Parcão) junto ao moinho, rua Comendador Caminha, s/nº, bairro Moinhos de Vento

O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb).

 

 

 

Adriana Machado

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes