DMLU ajusta serviço da coleta automatizada na região central

24/01/2022 10:26
Ricardo Giusti / PMPA
SMSURB
Contêineres verdes serão substituídos por equipamentos na cor cinza

Os contêineres verdes do projeto- piloto Seletiva no Contêiner, da coleta automatizada de resíduos recicláveis existente no Centro Histórico, serão substituídos por 50 coletores na cor cinza, destinados à coleta automatizada de orgânicos e rejeito. A ação ocorrerá nesta segunda-feira, 24.

O projeto-piloto para coleta automatizada de resíduos recicláveis iniciou em 1º de novembro de 2018 para recolher e levar os resíduos às Unidades de Triagem (UTs) e gerar renda aos trabalhadores. Entretanto, os contêineres estavam sendo usados para descarte de orgânicos e rejeito, apesar das ações educativas implementadas para o uso correto dos equipamentos. Desta forma, os resíduos perdiam o potencial reciclável.

 “A remoção dos contêineres verdes é uma tentativa de qualificar a coleta de resíduos recicláveis, especialmente na região central, onde há grande volume deste tipo de material por conta das lojas. Os equipamentos destinados à coleta de recicláveis estavam sendo usados da forma errada e, por isso, pensamos em uma estratégia para recolher os resíduos de forma mais segura e destiná-los a quem mais precisa, que são as famílias que trabalham nas unidades de triagem", explica o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi.

Substituição - A substituição dos contêineres será feita pela empresa Transporte RN Freitas Ltda, que realiza a coleta automatizada de resíduos orgânicos e rejeito na região central da cidade. Esta ação está dentro das normas do contrato, previsto para encerrar em junho deste ano. Para as outras regiões próximas ao Centro, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) firmou contrato emergencial com a empresa Cone Sul Soluções Ambientais Ltda, no valor de R$ 5, 7 milhões e tem validade de até 180 dias.

A prefeitura, porém, busca uma empresa ou consórcio de empresas que assuma toda a coleta automatizada de Porto Alegre. Para isso, foi aberta uma licitação em setembro de 2021 e agora está na fase final de contratação. A nova terceirizada terá até 120 dias para providenciar o início dos serviços, após assinatura do contrato. Assim que entrar em operação, os contratos com as empresas Transporte RN Freitas Ltda. e Cone Sul Soluções Ambientais Ltda. poderão ser rescindidos, conforme cláusula resolutiva prevista em ambos os contratos. Enquanto isso, o serviço será feito por meio de contrato emergencial.

Busca Ativa - Como forma de incentivar e incrementar a coleta de resíduos recicláveis na Capital, o DMLU lançou a Busca Ativa de Recicláveis em novembro de 2021. A Busca Ativa tem atuação pela Coleta Tri, uma parceria da Cooperativa de Trabalhadores Autônomos das Vilas de Porto Alegre (Cootravipa) com a prefeitura, que funciona por meio de um aplicativo, desenvolvido pela cooperativa. Neste aplicativo, os  agentes de relacionamento, que realizam uma busca pela cidade, cadastram os estabelecimentos que aceitam entregar o resíduo reciclável regularmente para a coleta seletiva. O sistema acompanha a frequência de coleta dos resíduos entregues pelos grandes geradores. 

“Estamos qualificando a coleta seletiva porta-a-porta na região, ajustando alguns horários de recolhimento com os horários dos comerciantes e fazendo um trabalho em parceria com a Cootravipa, de cadastramento de estabelecimentos que aceitam entregar seus recicláveis para coleta seletiva”, destaca o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.

Até o momento, já estão cadastrados no projeto 174 condomínios e 319 estabelecimentos comerciais.

 

Adriana Machado e Dayanne Rodrigues

Lissandra Mendonça