DMLU altera turno de Coleta Domiciliar em sete regiões
A Coleta Domiciliar de orgânicos e rejeito na modalidade porta a porta terá alteração de turno em sete regiões, abrangendo parcialmente 18 bairros da cidade. Nestes locais, a coleta que acontece no turno diurno passará para o turno da noite, a partir das 18h. Esta alteração passa a valer a partir da quinta-feira, 1º, e atinge em torno de 14 mil endereços. A mudança de turno em alguns locais elaborada pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) visa a adaptar a logística dos roteiros em função do aumento do número de empreendimentos habitacionais na cidade.
De acordo com o mapa (clique aqui), em quatro polígonos na cor laranja, a coleta domiciliar vai acontecer nas segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 18h. Os bairros atingidos parcialmente com esta frequência são Aparício Borges, Partenon, Vila João Pessoa, Santa Tereza, Teresópolis, Medianeira, Assunção, Tristeza, Cavalhada, Camaquã e Menino Deus. Já nos polígonos na cor roxa, a coleta domiciliar passará a ocorrer nas terças, quintas e sábados, a partir das 18h. O atendimento do serviço com esta frequência afetará parcialmente os bairros Alto Petrópolis, Passo das Pedras, Vila Conceição, Tristeza, Camaquã, Cavalhada, Pedra Redonda, Santa Fé, Rubem Berta e Costa e Silva. Veja aqui a lista de vias que terão alteração total ou parcial.
A equipe responsável pelo serviço realiza panfletagem nas áreas atingidas, informando a alteração. O Departamento reforça que a Coleta Seletiva não sofreu modificações e o recolhimento de recicláveis continua regularmente nos dias e horários para cada via.
Coleta Domiciliar porta a porta - O recolhimento de orgânicos e rejeito é realizado pelo menos três vezes por semana, não sendo permitida a mistura com resíduos recicláveis. Conforme instituído pelo Código Municipal de Limpeza Urbana, os resíduos orgânicos e os rejeitos devem ser apresentados para o serviço no logradouro público, junto ao alinhamento de cada imóvel, nos dias e nos turnos estabelecidos pelo DMLU, conforme as regiões de abrangência.
Resíduos que devem ser dispostos para a Coleta Domiciliar:
Resíduos orgânicos: trata-se de todo resíduo de origem vegetal ou animal, ou seja, todo lixo originário de um ser vivo. Exemplos: restos de alimentos como carnes, vegetais, frutos, cascas de ovos, restos de poda, ossos, sementes, erva-mate, borra de café e chá, cinzas, restos de vegetação e galhos finos e dejetos de animais domésticos.
Rejeitos: são resíduos sem potencial de reaproveitamento ou que não possuam viabilidade técnica e financeira de reciclagem. Exemplos: lacres de iogurte, manteiga e requeijão, papel engordurado e sujo, papel higiênico, absorventes, fraldas descartáveis, cotonetes, espuma, etiquetas adesivas, esponjas, lã de aço, tecidos de limpeza, porcelana, rolhas de cortiça.
Caso tenha dúvida se a coleta domiciliar em sua rua faz parte desta alteração, clique aqui.
Mais informações sobre as alterações de turno da Coleta Domiciliar pelo fone (51) 3289 6846 ou 156. O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb).
Andrea Brasil