DMLU analisa conteúdo de contêiner em atividade da Semana Lixo Zero

25/10/2023 08:53
Pedro Piegas / PMPA
Serviços Urbanos
Contêineres devem receber apenas resíduos orgânicos e rejeito

Nesta quarta-feira, 25, às 9h, a Semana Lixo Zero terá a Ação Lixo Certo na Praça Brigadeiro Sampaio (rua dos Andradas esquina rua General Portinho), Centro Histórico.

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) irá retirar os resíduos de um contêiner e analisar os materiais encontrados. O objetivo é mostrar as falhas na separação dos resíduos, visto que estes equipamentos devem receber somente materiais orgânicos e rejeito. Também será feito um comparativo em relação ao que foi constatado em 2022 na mesma atividade.

Semana Lixo Zero - Uma semana inteira para promover o debate e a sensibilização sobre resíduos sólidos. A terceira edição da Semana Lixo Zero DMLU começou no domingo, 22, com estande de sensibilização sobre descarte correto no Brique de Ipanema, e segue até o sábado, 28. A iniciativa foi incluída no calendário de eventos de Porto Alegre por meio da  Lei 12.849, de 20 de julho de 2021. As atividades podem sofrer alterações em caso de mau tempo.

A programação busca envolver a sociedade civil organizada, prefeitura, iniciativa privada, escolas, universidades e população. Também pretende propor soluções para redução, reutilização, reciclagem, compostagem e não geração de resíduos sólidos, além de ações educativas como palestras, fóruns, seminários e incentivar o consumo consciente. Um dos principais objetivos da Semana Lixo Zero na Capital é a adoção e implementação da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, a Semana Lixo Zero é uma oportunidade de promover ações sustentáveis na cidade, buscando a sensibilização sobre o tema dos resíduos sólidos. “Vamos disseminar conhecimentos sobre o ciclo de vida do lixo, o que descartar nos contêineres, reutilização de paletes para a produção das floreiras dos plantios sustentáveis e o descarte correto de eletrônicos”, diz.

O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb).

 

Adriana Machado

Andrea Brasil