DMLU celebra 46 anos com coquetel e arrecadação de brinquedos

16/12/2021 14:01
Jacquelline Jorge/DMLU PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Primeira-dama Valéria Leopoldino e secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi, também compareceram

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) completou 46 anos de fundação na quarta-feira, 15, com um coquetel comemorativo que teve a presença dos servidores do órgão no galpão da antiga Coordenação de Transporte Administrativo na sede do departamento. Durante o coquetel, houve uma apresentação do vocalista da banda Chimarruts, Rafa Machado.

“O DMLU é algo tão fantástico que ele cresceu na cidade e no âmago de cada cidadão. Tu falas ‘DMLU’ e todo mundo sabe o que é, do mais humilde ao empresário mais bem-sucedido. As pessoas respeitam, conhecem. E tudo o que somos hoje é fruto do que cada um dos nossos colaboradores entregam dentro deste departamento”, destaca o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi, destacou os esforços do departamento na manutenção da cidade. “Chamamos o DMLU carinhosamente de máquina, pois ele faz a cidade andar. A nossa Capital não é nada sem o DMLU. Sabemos como é difícil manter tudo funcionando e a cobrança é enorme. Parece que é o DMLU que resolve tudo, e de fato é, pois, igual a ele não tem. Sempre muito rápido nas respostas e no que precisa ser feito."

Jacquelline Jorge/DMLU PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Comemoração contou com grande parte dos servidores do DMLU

A primeira-dama Valéria Leopoldino também compareceu ao evento e agradeceu o DMLU pelos serviços prestados e pela colaboração na arrecadação de brinquedos para a campanha Natal dos Encantos. “O cuidado com a cidade é prioridade e eu sou testemunha do quanto o diretor-geral e o secretário são cobrados em relação a isso. E quero agradecer também o que me emocionou muito quando eu cheguei, que foi ver essa caixa com os brinquedos. Estamos fazendo um apelo para que cada um doe pelo menos um brinquedo, porque cada uma das crianças que vivem em situação de vulnerabilidade, que são invisibilizadas, merecem ganhar um presente neste Natal."

Para ver as fotos do evento clique aqui.

Gerenciamento de Resíduos Sólidos - No início da década de 90, O DMLU adotou o Sistema de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, onde são estabelecidas novas diretrizes no manejo dos resíduos, com o objetivo de diminuir o impacto ambiental causado por eles.

A partir da consolidação do Sistema de Gerenciamento Integrado, vem elaborando e implantando vários projetos orientados para a coleta, o tratamento e a destinação diferenciados dos resíduos sólidos. Além disso, também realiza ações de educação ambiental para sensibilizar a população sobre a importância do tema.

O Novo Código Municipal de Limpeza Urbana, Lei Complementar nº 728/14, é o instrumento legal que define as competências da autarquia e disciplina a relação desta com a da população. 

Coleta - Diariamente, o DMLU recolhe nas residências cerca de 1.126 toneladas de resíduos. Desse total, 51 toneladas são de recicláveis recolhidos pela Coleta Seletiva. As quase 1.100 toneladas restantes são de resíduos orgânicos e rejeito da Coleta Domiciliar. Soma-se aos orgânicos e rejeito os resíduos públicos e as cargas recebidas na Estação de Transbordo, em que se chega a um total de 1.640 toneladas/dia de material enviado para o aterro sanitário.

O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).

Jacquelline Jorge (estagiária) / Supervisão: Adriana Machado

Gilmar Martins