DMLU celebra 47 anos nesta quinta
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) completou 47 anos de fundação nesta quinta-feira, 15, com apresentação musical e um coquetel comemorativo, que teve a presença dos servidores do órgão no galpão da sede do departamento (avenida Azenha, 631). “Segundo pesquisa de governo, a limpeza urbana continua sendo o segundo item mais bem pontuado pela população. O DMLU é um órgão de grande transversalidade e que devemos valorizar. Fica aqui meu agradecimento a cada um que dá sua contribuição diária para que o serviço funcione e o DMLU seja este órgão espetacularâ€, comemora o diretor-geral do Departamento, Paulo Marques.
Gerenciamento de ResÃduos Sólidos - No inÃcio da década de 90, O DMLU adotou o Sistema de Gerenciamento Integrado de ResÃduos Sólidos, onde são estabelecidas novas diretrizes no manejo dos resÃduos, com o objetivo de diminuir o impacto ambiental causado por eles.
A partir da consolidação do Sistema de Gerenciamento Integrado, vem elaborando e implantando vários projetos orientados para a coleta, o tratamento e a destinação diferenciados dos resÃduos sólidos. Além disso, também realiza ações de educação ambiental para sensibilizar a população sobre a importância do tema.
Coleta – Diariamente, o DMLU recolhe nas residências cerca de 1.059 mil toneladas de resÃduos. Desse total, 45,6 toneladas são de recicláveis recolhidos pela Coleta Seletiva. O restante é composto por resÃduos orgânicos e rejeito da Coleta Domiciliar. Soma-se aos orgânicos e rejeito os resÃduos públicos e as cargas recebidas na Estação de Transbordo, em que se chega a um total de 1.540 toneladas/dia de material enviado para o aterro sanitário.Â
Durante o evento, o servidor Carlos Alberto Steil, do Setor Leste do departamento, cantou músicas do MPB ao samba.Â
O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb).
Â
Â
Andrea Brasil