DMLU celebra 48 anos de fundação nesta sexta-feira
Nesta sexta-feira, 15, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) completou 48 anos de fundação com um almoço oferecido aos servidores na sede do órgão, na avenida Azenha, 631, às 12h.
“Neste aniversário de 48 anos do DMLU estamos muito felizes pois, pela quinta vez, a limpeza urbana foi o segundo item mais bem pontuado pela população em pesquisa de governo. O Departamento consegue estes feitos pelo trabalho de todos servidores e pela sua grande transversalidade”, comemora o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.
Entre avanços e destaques, o DMLU aprovou o Plano de Incentivo à Demissão Voluntária (PDV) e iniciou as assinaturas das rescisões de trabalho dos servidores celetistas na faixa etária entre 64 e 74 anos. O objetivo foi dar uma complementação financeira para estes funcionários, equilibrando as perdas salariais e permitindo que possam usufruir de suas aposentadorias.
A Ação Busca Ativa, que coleta recicláveis dentro dos endereços, aumentou 25% o volume de resíduos coletados na cidade. Já são mais de 700 condomínios cadastrados, onde o Departamento busca os resíduos seletivos dentro dos locais, oportunizando a abertura de novas vagas nas unidades de triagem e gerando emprego, renda e dignidade para as famílias dos recicladores. Atualmente, o DMLU coleta na cidade uma média de 53,2 toneladas de resíduos recicláveis.
Por meio do projeto Plantio Urbano Sustentável e do aumento das atividades de educação ambiental e correta segregação dos resíduos nas comunidades, foi reduzido o número de focos de lixo crônicos, que anteriormente eram 423 e agora são 233, o que demonstra uma melhor relação do cidadão com seus resíduos gerados.
Gerenciamento de Resíduos Sólidos - No início da década de 1990, o DMLU adotou o Sistema de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, onde são estabelecidas novas diretrizes no manejo dos resíduos, com o objetivo de diminuir o impacto ambiental causado por eles.
A partir da consolidação do Sistema de Gerenciamento Integrado, vem elaborando e implantando vários projetos orientados para a coleta, o tratamento e a destinação diferenciados dos resíduos sólidos. Além disso, também realiza ações de educação ambiental para sensibilizar a população sobre a importância do tema.
Coleta – Diariamente, o DMLU recolhe nas residências cerca de 1.061 toneladas de resíduos. Desse total, 53,2 toneladas são de recicláveis recolhidos pela coleta seletiva. O restante é composto por resíduos orgânicos e rejeito da coleta domiciliar. Somam-se aos orgânicos e rejeito os resíduos públicos e as cargas recebidas na Estação de Transbordo, em que se chega a um total de 1.500 tonelada/dia de material enviado para o aterro sanitário.
Dos resíduos domiciliares, 5% são da coleta seletiva. Um percentual acima da média nacional, que é de 2,7%, mas com possibilidade de avançar mais, visto que há aproximadamente 40,5% materiais com potencial reciclável enviados para o aterro sanitário. O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb).
Cristiano Vieira