DMLU e voluntários realizam limpeza nas praias de Belém Novo

17/09/2022 18:45
Léo Contursi/ DMLU / PMPA
Serviços Urbanos
Voluntários percorreram 1,5 quilômetro recolhendo lixo

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) participou, neste sábado, 17, do evento #LimpeoLagoGuaíba2022. A atividade, que integra o projeto Nadando pelos Cartões Postais, foi realizada nas praias do bairro Belém Novo, Zona Sul da Capital, e faz parte do calendário de comemorações dos 250 de Porto Alegre. Também ocorreu a Rústica Natatória, celebrando os 200 anos da Independência. (fotos)

Mais de 150 voluntários, de diversos segmentos da sociedade, recolheram todo o tipo de lixo das margens do Guaíba e, em alguns casos, dentro da própria água. Moradores da região, escoteiros, Marinha do Brasil, atletas e remadores estavam entre os “garis voluntários”. 

O Dia Mundial da Limpeza, celebrado neste 17 de setembro, está presente em mais de 180 países e promove mutirões em ruas e praias. Em Porto Alegre, o foco é mobilizar as pessoas a defenderem o lago Guaíba. Os voluntários percorreram 1,5 quilômetro recolhendo lixo por terra e água.

Um grupo de garis e um caminhão-caçamba deram apoio à limpeza da orla, auxiliando com a coleta dos resíduos. Ao todo, foram retirados 60 sacos de lixo (100 litros) das praias da região.
 
Voluntariado - Organizador do evento, o nadador master Francismar Siviero comemorou o grande aumento do número de participantes em relação à edição do ano passado.”Saltamos de 30 para mais 150 pessoas este ano. Queremos cada vez mais conscientizar a população para manter o grande cartão postal da cidade, o nosso Guaíba, sempre limpo”, destacou.

Dezenas de crianças e adolescentes participaram da ação, como Pedro Lucas Machado,  15 anos, do Grupo de Escoteiros do Mar (Gemar). “Temos a responsabilidade de criar um mundo melhor. E uma das nossas responsabilidades é manter a cidade limpa, cuidar do meio ambiente.”
 
De acordo com o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, o engajamento da população neste evento é fundamental. "É importante conscientizarmos nossas comunidades que não sujar e separar os resíduos é primordial. A parceria entre o Poder Público e as pessoas visa tornar Porto Alegre uma cidade mais limpa, sustentável e agradável de se viver”, destacou.

Para o secretário extraordinário dos 250 anos, Rogério Beidacki, esta atividade foi pensada na descentralização das comemorações, com perfil convergente à campanha de cuidados com a cidade “A gente vive, a gente cuida”. “Mobilizamos nossa sociedade para um bem maior que é cuidar da nossa cidade, deixando sempre um legado de conscientização e mobilização”, ponderou.
 
Limpeza da Orla - Todos os dias, cerca de 45 garis do DMLU fazem a limpeza de toda a orla do Guaíba, desde a região central até o Extremo-Sul da cidade, retirando uma média de 14 toneladas por dia de material e entulhos como galhos, restos de vegetação e resíduos descartados irregularmente.

A gente vive. A gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

 

Léo Contursi

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes