DMLU encerra Semana Lixo Zero com plantio de árvores nativas

29/10/2022 13:41
Léo Contursi / DMLU / PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Doação dos vegetais foi da Grilo, empresa de transporte de passageiros por aplicativo e que possui frota totalmente elétrica

No último dia da Semana Lixo Zero, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realizou, neste sábado, 29, um plantio urbano sustentável em parceria com a empresa Grilo Mobilidade na rua Pedro Américo Leal, bairro Cristal. Mais de 30 espécies de árvores nativas foram plantadas na extensão da via que fica entre as avenidas Icaraí e Diário de Notícias, na Zona Sul.

A doação dos vegetais foi da Grilo, empresa de transporte de passageiros por aplicativo e que possui frota totalmente elétrica. O objetivo é auxiliar na arborização da cidade, contribuindo para uma melhor oxigenação do ambiente da Capital para a redução da emissão de CO2 na atmosfera. Também é parceiro da ação o Jockey Club do RS, cujas instalações dos equinos fica junto à via, que vai molhar as mudas de árvores até que se fixem melhor ao ambiente.

O diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, lembrou que as atividades oferecidas pela Equipe de Gestão e Educação Ambiental (Egea) do DMLU, na Semana Lixo Zero, foram de caráter de conscientização das pessoas. "Sem uma parceria durante o ano todo com a população e o poder público não teremos uma cidade limpa, sustentável e mais agradável de se viver”. 

Leonor Moura, diretora de Jornada do Cliente da Grilo, destaca a missão da empresa que é promover a sustentabilidade. "Para nós foi fundamental contar com o apoio do DMLU para proporcionar um espaço adequado para o plantio e tornar real nossa proposta”.

Lixo Zero - A Semana Lixo Zero foi incluída no calendário de eventos de Porto Alegre através da Lei 12.849, de 20 de julho de 2021. A programação busca promover o debate e a sensibilização sobre a temática dos resíduos sólidos, envolvendo a sociedade civil organizada, a prefeitura, a iniciativa privada, as escolas das redes pública municipal e privada, as universidades e a população em geral. Também pretende propor soluções para redução, reutilização, reciclagem, compostagem e não geração de resíduos sólidos, além de realizar ações educativas como palestras, fóruns, seminários e incentivar o consumo consciente. Um dos principais objetivos da Semana Lixo Zero na Capital é a adoção e implementação da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A gente vive. A gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

 

Léo Contursi

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes