DMLU faz ação especial de limpeza na Restinga Velha neste fim de semana

27/08/2022 08:36
Léo Contursi/DMLU/PMPA
serviços urbanos
Sábado é comemorado Dia Mundial da Limpeza Urbana

Em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza Urbana, neste sábado, 27, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) faz uma operação especial no entorno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Carlos Pessoa de Brum, na Restinga Velha. No sábado, ocorre a retirada dos resíduos e no domingo, 28, a revitalização da área. Os trabalhos começam às 8h. 

Serão limpas as quatro vias do entorno da escola: rua Abolição, avenida Luiz Francisco Zanella, rua Manoel Faria da Rosa Primo e avenida Vereador Milton Pozzolo de Oliveira. A área é alvo de descarte irregular de resíduos.

Uma equipe de 12 garis e quatro fiscais do DMLU, com o auxílio de quatro caminhões, um caminhão coletor, uma retroescavadeira, fará a limpeza e renovação do local.

Para a revitalização será feito um Plantio Urbano Sustentável com oito floreiras e plantas ornamentais e árvores frutíferas, como clorófitas, ameixeira, amoreira, camboim, jambolão, schefflera, ipê e copororoca. No plantio serão utilizados seis metros cúbicos de composto orgânico produzido na Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) do DMLU.  A escola ficará responsável por ajudar a cuidar do novo espaço.

“Esta é mais uma tentativa de sensibilizar a população para o descarte correto de resíduos. Estamos trabalhando a limpeza em lugares críticos da cidade e intensificaremos a fiscalização dos descartes irregulares. Pedimos que os moradores ajudem a conservar as melhorias que serão feitas nos locais”, destaca o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.

O DMLU faz a limpeza rotineira dos focos de lixo existentes na área e mensalmente são retiradas cerca de 16 toneladas de resíduos. O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb).

A gente vive, a gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

 

 

Jacquelline Jorge (estagiária)/Supervisão: Adriana Machado

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes