DMLU instala primeira lixeira do novo lote no bairro Santana
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), instalou na manhã desta quarta-feira, 9, a primeira lixeira laranja, tipo bolinha, de um lote de 500 novos equipamentos. A lixeira foi montada na avenida Princesa Isabel, 1.181, bairro Santana.
As novas lixeiras foram adquiridas via pregão eletrônico. A vencedora da licitação foi a empresa Metalúrgica Industrial Japejú Ltda, ao custo de R$ 239 mil pelas 500 unidades.
Os novos equipamentos serão direcionados ao atendimento de 198 protocolos do sistema de atendimento da prefeitura, por meio do aplicativo 156+POA ou do telefone 156. Grande parte dos pedidos de instalação está concentrada nas regiões Centro, Extremo-Sul, Leste, Norte e Sul da Capital. Na sequência, as outras novas lixeiras serão destinadas a trocas e as usadas, que forem retiradas dos locais, serão reformadas e instaladas em outros pontos.
“As lixeiras serão distribuÃdas pela Capital obedecendo critérios técnicos. Importante esclarecer à população que essa lixeira é para descarte de pequenos resÃduos. O pedestre que está passando na calçada vai descartar nelaâ€, destaca Vitorino Baseggio, secretário adjunto da SMSUrb.
Os recipientes são feitos em aço galvanizado – anticorrosão e resistente ao fogo, com pintura poliéster, bocal maior que as atuais e acabamento em chapa dobrada, buchas de vinil nos encaixes com pedestal e cinco furos no fundo para drenagem (aumentando a durabilidade, pois evita o acúmulo de água no seu interior).
Cronograma - A Divisão de Apoio Operacional do DMLU segue um cronograma de manutenção, substituição e instalação de novas lixeiras. O acréscimo dos equipamentos é efetuado a partir dos registros feitos pelo sistema 156. A equipe faz uma avaliação técnica e programa a colocação dos cestos coletores se a demanda atender a critérios técnicos, como a frequência de varrição da via ao menos duas vezes por semana.
O DMLU reforça a necessidade de cadastrar as demandas pelo sistema de atendimento da prefeitura, o 156, para que as equipes possam planejar as vistorias e atendimentos.
Cestos coletores – O equipamento deve ser utilizado para o descarte de pequenos resÃduos e não para resÃduos gerados em casa. Para resÃduos domiciliares e seletivos, há dias especÃficos para a coleta, realizada por meio de caminhões ou, no caso de áreas atendidas por contêineres, os resÃduos podem ser descartados diariamente. As lixeiras de rua são limpas pelas equipes de garis.
Â
Â
Â
Lissandra Mendonça