DMLU leva servidores ao aterro sanitário de Minas do Leão na Semana do Meio Ambiente

07/06/2023 08:51

Para celebrar a Semana do Meio Ambiente, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) está promovendo uma visita técnica orientada ao aterro sanitário Central de Resíduos do Recreio, em Minas do Leão. A visita acontece nesta quarta-feira, 7, das 8h às 14h, e é destinada aos servidores do departamento que ainda não conhecem o local.

Diariamente, o DMLU envia uma média de 1.540 toneladas de material ao aterro de Minas do Leão, um quantitativo que soma os resíduos orgânicos e rejeito coletados, os resíduos das limpezas públicas e as cargas recebidas na Estação de Transbordo da Lomba do Pinheiro. Para o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, a visita ao aterro visa a qualificar o corpo técnico do departamento e favorecer a integração aos novos servidores. “Estamos levando servidores para conhecerem este local tão importante para a limpeza urbana da capital gaúcha na Semana do Meio Ambiente, pois são construídos para evitar contaminação no solo, água e ar, reduzindo muito o impacto ambiental”, conclui.

O Aterro Sanitário de Minas do Leão é operado pela Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos e recebe cerca de quatro mil toneladas/dia de resíduos sólidos urbanos, incluindo todos os rejeitos de Porto Alegre e ainda os materiais de aproximadamente 100 municípios do Estado.

O grupo de 45 servidores vai conhecer a frente de disposição e de aterramento de resíduos, a estação de tratamento de lixiviados (chorume) e uma planta biotérmica (composta por queimador central de biogás e uma unidade geradora de energia elétrica a partir do biogás gerado no aterro).

Aterro Sanitário - Um aterro sanitário visa a redução do impacto ambiental no descarte do lixo, por meio da escolha de área adequada, impermeabilização, controle da entrada dos resíduos sólidos, compactação e cobertura periódicas desses materiais, drenagem e tratamento dos efluentes líquidos e gasosos e monitoramento ambiental.

O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb).

Adriana Machado

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes