DMLU realiza Tour dos Resíduos com alunos da UERGS

30/04/2019 15:29
Tassiane Costeira/DMLU PMPA
DMLU
Tour teve aproximadamente 25 participantes nesta terça-feira

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realizou nesta terça-feira, 30, um Tour dos Resíduos para os alunos da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). O evento mostra alguns dos serviços oferecidos pelo Departamento e reforça a importância da educação ambiental no trabalho e fora dele. 

"É interessante trabalharmos questões ambientais pois muitos não têm noção de como funcionam os projetos do DMLU e a destinação dos resíduos que geram. Atividades como essa dão dimensão de como a gestão correta dos resíduos em casa e no trabalho é relevante e necessáriaâ€, afirma o coordenador de Gestão e Educação Ambiental (CGEA), Marcelo Coimbra.

O Tour, que teve aproximadamente 25 participantes, começou visitando a Unidade de Destino Certo (UDC) Princesa Isabel, no bairro Santana. A parada seguinte foi na Estação de Transbordo do DMLU, localizada na Estrada Afonso Lourenço Mariante, 4401, bairro Lomba do Pinheiro. Por fim, conheceram as Unidades de Triagem e Compostagem também na Lomba do Pinheiro.

Durante a atividade, foram esclarecidas questões como a segregação de diversos tipos de materiais, o processo de compostagem e o caminho que o resíduo percorre até o descarte final, no aterro de Minas do Leão. O engenheiro ambiental Daniel Brickmann, professor da cadeira de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da UERGS, ressalta que o DMLU consegue promover o gerenciamento sustentável dos resíduos e cumpre os objetivos da atividade proposta para os alunos, que é vivenciar de perto o trabalho realizado pelo órgão.

‘’Para a formação deles, acaba agregando um conhecimento mais tocante já que aprendemos muita teoria em aula. Sair da faculdade para o dia a dia de uma cidade grande torna o conhecimento muito mais palpável’’, destaca o engenheiro ambiental.

O objetivo do cronograma desenvolvido pela CGEA é de prestar esclarecimentos à população sobre o gerenciamento de resíduos. Escolas, universidades e interessados em palestras, atividades e passeios de educação ambiental do DMLU podem solicitar participação pelo e-mail cgea@portoalegre.rs.gov.br.

O DMLU integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).

 

Tassiane Costeira com supervisão de Adriana Machado

Matheus Beust