DMLU realiza tour para influenciadores da mídia

18/10/2019 18:16
Raquel Beraldin/DMLU PMPA
LIMPEZA URBANA
Ação faz parte da programação da Semana do Lixo Zero de Porto Alegre

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realizou na tarde desta sexta-feira, 18, uma visita guiada às Unidades de Destino Certo (UDCs) para jornalistas e influenciadores da mídia. A ação faz parte da programação da Semana do Lixo Zero de Porto Alegre e teve como objetivo mostrar os serviços oferecidos pelo Departamento e trabalhar a educação ambiental em conjunto com os cidadãos, sensibilizando sobre a necessidade da separação correta de resíduos e a sustentabilidade.

Cerca de 16 pessoas participaram do tour, incluindo o vice-prefeito Gustavo Paim. A primeira parada foi na Unidade de Destino Certo Princesa Isabel seguida pela entrada na Estação de Transbordo Lomba do Pinheiro. Por fim, foram visitadas a Unidade de Triagem Hospitalar e a Unidade de Triagem e Compostagem da Lomba do Pinheiro. Durante a atividade, também foi abordado o processo de funcionamento da Coleta Automatizada e a questão dos focos de lixo em Porto Alegre.

Os técnicos do DMLU esclareceram questões como a segregação de diversos tipos de materiais, o processo de compostagem e o caminho que o resíduo percorre até o destino final, no aterro sanitário de Minas do Leão. Para Nicole Portela, umas das coordenadoras da Semana do Lixo Zero, é muito importante entendermos como funciona o gerenciamento dos resíduos depois que eles saem da nossa casa. “Chegando, por exemplo, na Unidade de Triagem (UT), vimos que os trabalhadores sofrem com a falta de resíduos recicláveis, ou seja, temos muitos resíduos recicláveis em casa que não separamos. Isso acaba indo para o aterro e falta aqui na UTâ€.

"Atividades como essa são necessárias para que as pessoas saibam como é feita a destinação dos resíduos que geram. O departamento desenvolve uma série de projetos e busca trabalhar questões ambientais com seus diversos públicos, já que muitas pessoas desconhecem como a gestão correta dos resíduos é relevante e necessária para a limpeza urbana e para o ambienteâ€, ressalta o diretor-geral do Departamento, René José Machado de Souza.

Semana do Lixo Zero - O Instituto Lixo Zero Brasil é uma organização civil e sem fins lucrativos. A Semana Lixo Zero é uma plataforma mobilizadora por nichos que tem como objetivo empoderar e trazer soluções para que a meta Lixo Zero seja alcançada. A Semana Lixo Zero na Capital acontece de 18 à 27 de outubro. Para acessar a programação completa da semana, clique aqui.

  

 

Raquel Beraldin (estagiária) / Supervisão: Adriana Machado

Gilmar Martins