DMLU recebe mais de 49 toneladas de resíduos eletrônicos em 2019

20/12/2019 09:28
Divulgação / PMPA
LIMPEZA URBANA
Em 2019, os Peres receberam meia tonelada a mais que no ano anterior

Os Pontos de Entrega de Resíduos Eletrônicos (Pere) receberam cerca de 49,08 toneladas de materiais eletrônicos em 2019, meia tonelada a mais que em 2018, cujo total foi de 48,5 toneladas. Os pontos são uma alternativa de descarte correto promovidos pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), órgão que integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), em parceria com a empresa Trade Recycle.

Nos locais, podem ser descartados eletrônicos diversos, como notebooks, CPUs, monitores, celulares e impressoras que caíram em desuso, assim como eletrodomésticos de linha branca, azul e marrom. Para saber quais tipos de resíduos eletrônicos podem ser colocados nos postos de entrega clique aqui. Estes materiais podem conter metais pesados, classificados como perigosos e com elevado índice de contaminação, como bromo, chumbo e mercúrio. Quando estes resíduos são inutilizados corretamente, é possível evitar a contaminação com as sustâncias perigosas que estes objetos possuem, além de possibilitar o reaproveitamento de suas peças. 

O secretário municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Germano Bremm, lembra que os eletrônicos são resíduos especiais, que não podem ser entregues para as coletas convencionais. “Alguns equipamentos também podem ser recuperados e doados para instituições, configurando outras alternativas de correto encaminhamento. O importante é que as pessoas tenham esta consciência de que eletrônicos não podem ser dispostos em qualquer lugar, de qualquer jeito”, alerta. 

“Os eletrônicos estão cada vez mais presentes no cotidiano das famílias e das empresas. Esta parceria entre a iniciativa privada e a prefeitura possibilita que seja dado o destino correto a estes resíduos, inclusive com sua possível reutilização pela indústria”, afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário.

A correta conservação e a disposição adequada evitam a extração de recursos naturais, possibilitam o destino mais nobre dos equipamentos e preservam a saúde pública. Portanto, é importante ressaltar os resíduos não recolhidos pela Coleta Itinerante de Eletrônicos, como: toner, CDs, disquetes, fitas cassete, gabinetes de computadores sem componentes, lâmpadas e pilhas.

Porto Alegre possui pontos fixos de recebimento de resíduos eletrônicos à disposição da população. Para saber mais sobre os endereços para descarte de resíduos eletrônicos clique aqui.

Entrega de resíduos eletrônicos no ano de 2019:

Unidade de Destino Certo - Ecoponto Carvalho de Freitas (Glória): 6659kg
Unidade de Destino Certo - Ecoponto Centro (Alberto Bins): 3220kg
Unidade de Destino Certo - Ecoponto Cruzeiro: 4881kg
Unidade de Destino Certo - Ecoponto Diário de Notícias: 7975kg
Unidade de Destino Certo - Ecoponto Ipiranga: 4221kg
Unidade de Destino Certo - Ecoponto Tenente Alpoin: 4548kg - (esta unidade encerrou as atividades no final deste ano)
Unidade de Destino Certo - Ecoponto Travessa Carmen: 6567kg 
Câmara Municipal de Porto Alegre – 379kg
Loja Leroy Merlin: 5240kg
Procempa: 5393kg 

 

 

 

Adriana Machado

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes