DMLU recolhe cerca de 1,5 tonelada de resíduos após evento na Redenção
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) concluiu, na manhã desta segunda-feira, 8, uma operação especial de limpeza após a 28ª Parada Livre de Porto Alegre, realizada no Parque Farroupilha nesse domingo, 7. Ao todo, foram coletadas cerca de 1,5 tonelada de resíduos, principalmente garrafas de vidro e copos plásticos.
A força-tarefa mobilizou aproximadamente 60 trabalhadores. A ação começou na madrugada, com cerca de 20 garis atuando nas vias do entorno do parque, onde foram recolhidos cerca de 500 quilos de materiais. A partir das 8h, outros 40 trabalhadores realizaram varrição e coleta na parte interna da Redenção, resultando em mais uma tonelada de resíduos. Todo o material será encaminhado ao aterro sanitário localizado em Minas do Leão.
O diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker, reforça a importância da colaboração da população. “Nossas equipes trabalharam desde a madrugada para manter a limpeza da Redenção. O poder público faz a sua parte, mas o cidadão também não pode jogar sujeira no chão. Todos temos responsabilidade com a limpeza ao usufruirmos dos eventos promovidos na cidade”, afirma.
A Prefeitura de Porto Alegre esclarece que a responsabilidade pela limpeza de espaços públicos após eventos licenciados é do organizador, que assina termo comprometendo-se com a coleta e destinação adequada dos resíduos gerados, mediante contratação de empresa especializada. No entanto, devido ao acúmulo de lixo no interior do parque, o DMLU precisou atuar de forma excepcional. Será realizado um levantamento dos recursos empregados para posterior cobrança aos organizadores. O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).
Lissandra Mendonça
