DMLU recolhe cerca de quatro toneladas de resíduos na Noite dos Museus

08/12/2024 11:06
Filipe Karam / PMPA
Cultura Economia Criativa
Cerca de 60 trabalhadores atuaram na operação especial de limpeza do evento

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) montou uma operação especial após a oitava edição da Noite dos Museus, ocorrida na noite desse sábado, 7. Na ação de limpeza encerrada neste domingo, 8, foram recolhidas cerca de quatro toneladas de resíduos. 

Os materiais mais encontrados nos locais do evento foram copos de plástico, embalagens de comida e garrafas de vidro. Por estarem misturados com resquícios orgânicos, não há possibilidade de encaminhamento desse rejeito à reciclagem. As cargas serão encaminhadas ao aterro sanitário, localizado em Minas do Leão. Os resíduos foram retirados principalmente das imediações da Praça da Alfândega, do entorno do Mercado Público e da rua dos Andradas. 

A força-tarefa envolveu aproximadamente 60 trabalhadores, entre garis, motoristas e operadores. As equipes de limpeza começaram a trabalhar na conservação das vias às 17h30 de sábado. Durante a madrugada de domingo, os caminhões de remoção de focos atuaram até as 4h para coletar o quantitativo gerado na Noite dos Museus. 

O diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker, alerta que é preciso o auxílio dos cidadãos para manter a limpeza urbana. “As equipes trabalharam durante toda a madrugada para manter a limpeza dos locais. No entanto, mesmo com todos os serviços disponibilizados e alertas para o descarte correto, boa parte dos materiais ficaram espalhados pelo chão. O cidadão tem que entender que deve usufruir do evento com responsabilidade, ajudando a cuidar da sua cidadeâ€, destaca Hundertmarker.

 

Andiara de Freitas

Gilmar Martins