DMLU retira 27 toneladas de entulho das vias após transbordamento do arroio Sarandi

07/12/2021 14:55
Giulian Serafim / PMPA
SERVIÇOS URBANOS
DMLU fez a raspagem do lodo acumulado após as chuvas

O Departamento Municipal de limpeza Urbana (DMLU) conclui a limpeza nas vias no entorno do arroio Sarandi nesta terça-feira, 7. Foram limpas as ruas Zeferino Dias e avenida Sarandi, no bairro Sarandi. O arroio transbordou na chuva da madrugada da segunda-feira, 6, deixando as vias com muito lodo e entulho variado, como restos de madeira e plásticos. No total, em dois dias de trabalho, foram retirados 27 toneladas de material.

Cerca de 21 garis com o auxílio de uma retroescavadeira e três caminhões-caçamba fizeram o serviço de raspagem do lodo das vias, varrição, lavagem e coleta do entulho. O serviço também será feito nas ruas Itapui e Araras, bairro Sarandi, na quarta-feira, 8. “Estamos com nossas equipes nas ruas, limpando toda a cidade, mas dando uma atenção especial no entorno dos arroios, visto que em alguns locais há registros de transbordamentos. Pedimos a colaboração da população para não descartar resíduos nas vias, o que poderá causar entupimento de redes e transbordamento de riachos em dias chuvososâ€, destaca o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.

Chuvas - O grande volume de chuva na madrugada da segunda-feira, 6, causou acúmulo de água e alagamentos em diversos pontos da cidade. Conforme a Defesa Civil, foram registrados mais de 44 milímetros de precipitação. Segundo o Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae), além do alto volume de chuva, o transbordamento de cursos de água como o Sarandi tem ligação direta com o descarte incorreto de resíduos e entulhos no leito dos córregos. Na segunda-feira, 6, o prefeito Sebastião Melo, o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia, e representantes de outras secretarias estiveram em vistoria à rua Zeferino Dias e avenida Sarandi. Lá ficou definida a criação de uma força-tarefa para resolver os problemas de drenagem da localidade. O Dmae está finalizando a contratação de serviços de dragagem e desassoreamento de arroios, com previsão de início em janeiro de 2022, e outras medidas serão adotadas.

 Além disso, o Departamento pede a colaboração da população na limpeza dos locais, pois o lixo impede a vazão das águas e amplia a área de transbordamento dos mesmos.

O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).

 

Adriana Machado

Gilmar Martins