DMLU retira cerca de 40 toneladas de resÃduos de foco de lixo no bairro Sarandi
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), executou no domingo, 3, a remoção e revitalização de foco crônico de lixo na esquina da avenida Silveira Pastoriza com rua João Paris. A limpeza também ocorreu ao longo de toda extensão da avenida Bernardino Silveira Amorim, bairro Sarandi. Do local, que é foco de descarte irregular de resÃduos, foram recolhidas aproximadamente 40 toneladas de materiais.
Uma equipe formada por dez garis, com o auxÃlio de duas retroescavadeiras e seis caminhões, executou a limpeza e um Plantio Urbano Sustentável na área, com a colocação de floreiras feitas em pallets e plantas ornamentais. A cada semana, eram retiradas em torno de 18 toneladas de resÃduos do ponto.
“Esta é mais uma tentativa de sensibilizar a população para o descarte correto de resÃduos. Estamos trabalhando a limpeza em lugares crÃticos da cidade e intensificaremos a fiscalização dos descartes irregulares. Pedimos que os moradores ajudem a conservar as melhorias que serão feitas nos locaisâ€, destaca o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.
“A Região do Sarandi sofre com constantes alagamentos, por isso este tipo de ação se torna ainda mais importante. Porém, não é apenas o poder público que precisa agir nesses casos. Encaminhar os resÃduos aos locais corretos, nos dias e horários marcados, e a fiscalização dos próprios moradores são atitudes fundamentais para mudarmos essa cultura do acúmulo de resÃduos na via pública. Temos que lembrar que tudo o que descartamos de forma errada pode parar em uma boca de lobo ou um córrego, provocando ainda mais alagamentosâ€, afirma o secretário Municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi.
O local recebe os serviços de limpeza do DMLU duas vezes por semana. O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).
Andrea Brasil