Domingo - Bota-fora atende 11 comunidades nesta semana
O projeto Bota-fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), ocorre desta terça-feira, 10, até a sexta-feira, 13, em 11 comunidades. A ação é realizada a partir das 8h e tem o objetivo de colaborar com o descarte correto de resÃduos que não são recolhidos pelas coletas regulares.
Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos. Isso evita que o material descartado irregularmente obstrua arroios, bocas de lobo e cause alagamentos. O projeto atende 237 comunidades em situação de vulnerabilidade social.
Os moradores devem colocar os materiais em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-fora. A divulgação do serviço é feita por meio de cartazes colocados em unidades de saúde, mercados, escolas, bares e associações de bairro.
De acordo com o diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker, a retomada do projeto em 2025 reforça a importância da gestão adequada de resÃduos para a sustentabilidade urbana. “O Bota-Fora é uma oportunidade para recomeçarmos o ano com foco na preservação ambiental e na melhoria da qualidade de vida nas comunidades atendidas. Nossa meta é garantir que esses resÃduos sejam descartados de forma correta e segura, evitando danos ao meio ambiente e à infraestrutura da cidade", destaca.
Programação por comunidades*:
Terça-feira, 10: Monte Cristo (Vila Nova), São Vicente Martir (Camaquã) e 5ª Unidade Restinga (Restinga);
Quarta-feira, 11: Bom Sucesso (Lomba do Pinheiro), Minuano (Sarandi), Asa Branca (Sarandi) e Flor da Restinga (Restinga);
Quinta-feira, 12: Vila Nova BrasÃlia (Sarandi), Vila União (Sarandi) e Santana Agreste (Vila São José);Â
Sexta-feira, 13: Margarida (Jardim Sabará).
*O DMLU esclarece que o programa Bota-Fora é realizado em comunidades. Os bairros são colocados entre parênteses para facilitar a localização.
Ecopontos - Além do Bota-Fora, o descarte desses materiais pode ser feito diretamente em uma das Unidades de Destino Certo (UDC) do DMLU. As UDCs, também chamadas de Ecopontos, recebem madeira, móveis velhos e entulhos e estão estrategicamente distribuÃdas pela cidade - veja aqui os endereços. Para quem tem dificuldade de deslocamento até uma das unidades, ainda há a opção de contratar o serviço de coleta especial, com o orçamento feito pelo sistema de atendimento da prefeitura, o 156.
Â
Para consultar as próximas comunidades a serem atendidas pelo primeiro ciclo do Bota-fora em 2025, clique aqui. O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb).
Â
Â
Andrea Brasil