Ecobarreira recolhe mais de 778 toneladas de resíduos em cinco anos

30/03/2021 10:10
Brayan Martins / PMPA
Secretário de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, visita a Ecobarreira
Estrutura evita que resíduos como plásticos, pedaços de madeira e até animais mortos cheguem às águas do Guaíba

A Ecobarreira já impediu que 778,17 toneladas de resíduos retidos, como plásticos, pedaços de madeira e até animais mortos, chegassem às águas do lago Guaíba desde a primeira coleta pelas equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), em 30 de março de 2016. Diariamente, os materiais são erguidos pelas gaiolas da estrutura e coletados pelas equipes da prefeitura, coordenadas pelo DMLU. O equipamento está posicionado na esquina das avenidas Borges de Medeiros e Ipiranga, no bairro Praia de Belas.

De acordo com o diretor-geral do Departamento, Paulo Marques dos Reis, o trabalho que vem sendo realizado pela Ecobarreira nos últimos cinco anos é de extrema importância. "Essa estrutura é essencial para a conservação do meio ambiente. Ela impede que todo o resíduo flutuante que desce pelo Arroio Dilúvio chegue ao Guaíba."

O titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), Marcos Felipi, enfatiza a relevância de projetos como a Ecobarreira. "Parcerias como essa, que trazem ganhos para a cidade, precisam ser destacadas e incentivadas. A partir disso, a cooperação entre poder público, iniciativa privada e a sociedade é fundamental para a cidade", destaca o secretário.

Mantido e coordenado pelo Instituto Safeweb, o projeto tem o apoio das secretarias municipais de Serviços Urbanos e do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, da Coordenação de Pluvial da Diretoria de Operações do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), e do professor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Gino Gehling.

O presidente do Instituto Safeweb, Luiz Carlos Zancanella Junior, idealizador da ação, destaca que a instituição se dedicou a melhorar não só a operação da barreira ecológica, mas também a ampliar as ações nestes cinco anos. "Hoje, a Ecobarreira Arroio Dilúvio é mais do que um projeto que recolhe resíduos, é praticamente um movimento, que promove a educação ambiental e estimula outras iniciativas", ressalta.

Atualmente, as equipes do DMLU fazem o recolhimento dos resíduos içados pela gaiola da Ecobarreira e os encaminha para o aterro sanitário de Minas do Leão. O DMLU integra a SMSUrb.  

 

Raquel Beraldin (estagiária) | Supervisão: Andiara de Freitas da Silva

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes