Ecobarreira recolhe mais de mil toneladas de resíduos em sete anos

30/03/2023 13:15
Giulian Serafim / PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Primeira coleta foi realizada pelas equipes do DMLU em março de 2016

A Ecobarreira já impediu que 1.093,458 toneladas de resíduos, como plásticos, pedaços de madeira e até animais mortos, chegassem às águas do lago Guaíba. A primeira coleta realizada pelas equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) foi em 30 de março de 2016. O equipamento está posicionado na esquina das avenidas Borges de Medeiros e Ipiranga, no bairro Praia de Belas.

Diariamente, os materiais são erguidos pelas gaiolas da estrutura, recolhidos e encaminhados para o aterro sanitário de Minas do Leão. O diretor-geral do Departamento, Paulo Marques, destaca o trabalho que vem sendo realizado. "Nos últimos sete anos, esses resíduos descartados irregularmente no Arroio Dilúvio foram barrados e não chegaram ao Guaíba. A Ecobarreira é essencial para a conservação do ambiente. Por meio desse projeto, as equipes do DMLU conseguem recolher esses materiais e dar a destinação adequada."

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi, enfatiza a relevância de projetos como esse. "A Ecobarreira, além de evitar que toneladas de resíduos poluam o Guaíba, nos possibilita visualizar essa imensa quantidade de materiais que, possivelmente, poderiam ser reciclados. Também é uma forma de conscientização para o descarte correto", ressalta.

O presidente do Instituto Safeweb, Luiz Carlos Zancanella Junior, idealizador da ação, destaca que a instituição se dedicou a melhorar não só a operação da barreira ecológica, mas também a ampliar as ações nos últimos anos. "Hoje, a Ecobarreira Arroio Dilúvio é mais do que um projeto que recolhe resíduos, é praticamente um movimento, que promove a educação ambiental e estimula outras iniciativas", ressalta.

O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb).

Ecobarreira - Mantido e coordenado pelo Instituto Safeweb, o projeto tem o apoio das secretarias municipais de Serviços Urbanos e do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, do Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae) e do professor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Gino Gehling.

A gente vive. A gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

Andiara de Freitas da Silva

Andrea Brasil