Educação ambiental do DMLU faz palestra na Fundação Pão dos Pobres
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) promoveu palestras sobre educação ambiental na Fundação Pão dos Pobres Santo Antônio, na Cidade Baixa. A atividade ocorreu na quarta-feira, 6, e nesta quinta-feira, 7. No total, foram atendidos 30 alunos e professores da instituição.
O encontro, ministrado pelos educadores ambientais Luis Eduardo Nunes e Marcelo Coimbra, da Equipe de Gestão e Educação Ambiental (EGEA), tratou sobre os serviços que o DMLU realiza, como coletas, limpeza urbana, fiscalização e projeto Bota-Fora. Os participantes receberam noções sobre a correta separação de resíduos, com destaque para o impacto que os materiais descartados irregularmente provocam no ambiente.
Também foi aplicada a Dinâmica dos Baldes, uma sensibilização em que são distribuídos cartões com figuras dos resíduos gerados diariamente pelas pessoas. Na atividade, os participantes têm que colocar exemplos de materiais orgânicos, recicláveis e de rejeito em cada recipiente correspondente. “Achei muito legal a palestra, apesar de os alunos já terem tido contato com estas informações sobre separação de lixo, sempre é bom reforçar. Ainda mais com atividades interativas como as aplicadas”, destaca a professora Daniela Nunes Gonçalves da Rosa.
“A sociedade precisa ser sensibilizada para a correta separação dos resíduos e se tornar agente ativo de uma cidade sustentável. Por isso, além de o DMLU fazer sua parte na manutenção da limpeza urbana, o órgão busca disseminar conhecimentos sobre o descarte correto”, destaca o diretor-geral do departamento, Paulo Marques.
Cursos e palestras - A EGEA oferece cursos e palestras sobre educação ambiental, separação e descarte correto dos resíduos, compostagem e formação de hortas comunitárias. Escolas e/ou entidades que queiram solicitar as palestras de educação ambiental do departamento podem ligar para o fone 3289-6865 ou enviar mensagem para o endereço eletrônico: egea@dmlu.prefpoa.com.br.
Lissandra Mendonça