Educação ambiental do DMLU realiza palestra na Casa de Apoio Viva Maria

05/04/2022 09:06
Jacquelline Jorge/DMLU/ PMPA
SERVIÇOS URBANOS
A dinâmica desenvolvida abordou a importância de separar e descartar corretamente os resíduos

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) promoveu nesta segunda-feira, 4, uma palestra sobre educação ambiental na Casa de Apoio Viva Maria. A atividade foi realizada para cerca de dez pessoas, entre funcionárias e moradoras do local. 

O encontro, ministrado por Luis Eduardo Nunes e Fernando Renã Garcia, da Equipe de Gestão e Educação Ambiental (EGEA) do departamento, tratou sobre os serviços que o DMLU realiza, como coletas, limpeza urbana, fiscalização e projeto Bota-Fora. As participantes receberam noções sobre a correta separação de resíduos, com destaque para o impacto que os materiais descartados irregularmente provocam no ambiente.

Também foi aplicada a Dinâmica dos Baldes, uma sensibilização em que são distribuídos cartões com figuras dos resíduos gerados diariamente pelas pessoas. Na atividade, os participantes têm que colocar exemplos de materiais orgânicos, recicláveis e de rejeito em cada recipiente correspondente.

“A sociedade precisa ser sensibilizada para a correta separação dos resíduos e se tornar agente ativo de uma cidade sustentável. Por isso, além de o DMLU fazer sua parte na manutenção da limpeza urbana, o órgão busca disseminar conhecimentos sobre o descarte correto”, destaca o diretor-geral do departamento, Paulo Marques.

Cursos e palestras - A EGEA oferece cursos e palestras sobre educação ambiental, separação e descarte correto dos resíduos, compostagem e formação de hortas comunitárias. Escolas e/ou entidades que queiram solicitar as palestras de educação ambiental do departamento podem ligar para o fone 3289-6865 ou enviar mensagem para o endereço eletrônico: egea@dmlu.prefpoa.com.br.

Casa Viva Maria - A Casa de Apoio Viva Maria é um abrigo protegido para mulheres em situação de violência doméstica e sexual, em risco de vida e/ou de novo episódio de agressão grave. Localizada em Porto Alegre, pertence ao programa municipal de albergues para mulheres vítimas de violência. Foi inaugurada em setembro de 1992, sob a gerência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

 

 

Jacquelline Jorge (estagiária) | Supervisão: Andiara de Freitas da Silva

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes