Força-tarefa de limpeza pós-enchente chega a 15 locais neste domingo

30/06/2024 08:56
Julio Ferreira / PMPA
Serviços Urbanos
DMLU já retirou mais de 89 mil toneladas de resíduos pós-enchente das ruas da Capital

A força-tarefa do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) vai concentrar esforços na Zona Norte neste domingo, 30, chegando a 15 locais. Desde 6 de maio, quando o trabalho começou nos pontos de resgate, até a noite de sábado, 29, foram retiradas 89.042 toneladas de resíduos das ruas, como restos de móveis estragados, raspagem de lodo acumulado e lixo de varrição. Este volume equivale a 29,7 mil viagens de caminhões até os bota-espera.

Cerca de 1.040 garis estão atuando nos bairros mais afetados pela cheia do Guaíba. Os trabalhadores são auxiliados por 508 equipamentos, entre caminhões e retroescavadeiras, que contam também com equipe de motoristas e operadores das máquinas, entre fiscais e apontadores, somando um efetivo de cerca de 1,5 mil pessoas na força-tarefa de limpeza. As atividades são coordenadas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb).

Bota-espera - Áreas próximas das regiões inundadas, onde o DMLU descarrega os materiais recolhidos. Depois, os resíduos serão direcionados para o aterro de inertes em Gravataí. Moradores e empresas podem fazer o descarte de resíduos pós-enchente em algum dos pontos bota-espera abaixo: 

- Terreno no Sarandi (próximo da avenida Severo Dullius) - rua Sérgio Jungblut Dieterich, 1201 - Sarandi -  8h até as 22h;
- Terreno no Humaitá – rua Voluntários da Pátria, s/nº, acesso 4 - 8h às 18h;
- Terreno na Serraria - avenida da Serraria, 2517 - 8h às 18h;

Coleta de entulhos - O cronograma de serviço pode ser alterado devido a questões climáticas, fluxo de trânsito, volume de resíduos dispostos nas vias e até mesmo acessibilidade. As equipes estão trabalhando em três turnos, das 8h às 23h, e podem iniciar a programação em determinados locais até mesmo à noite. Nas Ilhas, o DMLU está recebendo auxílio da Marinha do Brasil. A coleta de entulhos, raspagem de lodo acumulado e lixo de varrição ocorrem em 15 locais neste domingo:

- São Geraldo
- Floresta
- Vila Asa Branca (Sarandi)
- Rua Abílio Fernandes (Vila Elizabeth-Sarandi)
- Rua Farroupilha (Vila Elizabeth - Sarandi)
- Rua Josué de Castro (Vila Elizabeth - Sarandi)
- Rua José Mendes (Vila Elizabeth - Sarandi)
- Avenida Dique (Vila Elizabeth - Sarandi)
- Rua Francisco de Medeiros (Vila Elizabeth - Sarandi)
- Rua São Borja (Vila Elizabeth - Sarandi)
- Rua Primavera (Vila Elizabeth - Sarandi)
- Rua Mário Quintana (Vila Elizabeth - Sarandi)
- Rua Veneza (Vila Elizabeth - Sarandi)
- Avenida Senhor do Bom Fim (Vila Elizabeth - Sarandi)
- Rua Bangu (Vila Elizabeth - Sarandi)

Lavagem de vias - A lavagem por hidrojateamento ocorre em quatro vias neste domingo. As equipes trabalham nos bairros São Geraldo e 4º Distrito. O cronograma pode ser alterado em razão do clima ou demandas emergenciais. Confira abaixo as vias atendidas, bem como o entorno destes locais: 

Ruas do Quarto Distrito
Rua Conde Porto Alegre (São Geraldo)
Avenida São Paulo (São Geraldo)
Avenida Sertório (São Geraldo)

Leia mais: 
Proprietários de cavalos resgatados na enchente têm 15 dias para retirar os animais do abrigo da EPTC

 

Adriana Machado

Andrea Brasil