Homenagem aos garis marca início da 17ª Semana Cidade Limpa

16/05/2022 08:39
Cristine Rochol / PMPA
SMSURB
Programação celebra o Dia do Gari, 16 de maio

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) promove ações especiais para a 17ª Semana Cidade Limpa em Porto Alegre, que ocorre desta segunda-feira, 16, a sexta-feira, 20. Um café da manhã, que será servido pela Associação dos Servidores do DMLU (ASDMLU) a 100 garis no estacionamento da sede (avenida Azenha, 63), marca a abertura as atividades nesta segunda-feira, 16, Dia do Gari. Também será lançado um vídeo de homenagem nas redes sociais, que busca valorizar ainda mais a ação, a importância e a relevância do sentimento dos garis para com a cidade. 

Na terça-feira, 17, será montado um estande com maquetes de unidade de triagem e de composteira caseira no Largo Glênio Peres, Centro Histórico. No local, serão oferecidas explicações sobre o funcionamento das usinas de reciclagem e a correta separação dos resíduos, mostrando exemplos de materiais recicláveis. Um garrafão com estrutura feita em metal, o chamado Papa Resíduo, será o destaque da atividade. Neste recipiente, a população pode depositar seu resíduo reciclável. Serão distribuídos folderes informativos sobre a segregação correta. Esta atividade também ocorrerá na quarta, quinta e sexta-feira em locais de grande visibilidade. 

Durante a semana, o DMLU levará 15 prefeitos de praças da Capital para conhecer o trabalho em uma unidade de triagem e em uma horta comunitária. O objetivo é sensibilizar sobre a importância da separação dos resíduos para o meio ambiente e para geração de renda dos 600 trabalhadores das unidades. 

Educação ambiental - “Estamos empenhados em incentivar a educação ambiental e a valorização do trabalho do gari, personagem principal para conseguirmos uma cidade mais limpa e agradável de se viver. Precisamos lembrar que é responsabilidade de todo cidadão cuidar da nossa Porto Alegre”, destaca o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.

"A Semana Cidade Limpa é a oportunidade de repensarmos de que maneira podemos contribuir para transformar Porto Alegre em um lugar melhor. Convidamos as pessoas a participarem das ações dessa semana para entender melhor o trabalho feito pelos nossos colaboradores e, assim, ajudar a cuidar da cidade", diz o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia.

Programação:

Segunda-feira, 16
Horário: 9h - Café da manhã para os garis
Local: sede do DMLU na avenida Azenha, 631, bairro Azenha

* Publicação de vídeo institucional nas redes sociais em comemoração ao Dia do Gari

Terça-feira, 17
Horário: 9h às 17h - Estande de sensibilização sobre a correta separação dos resíduos
Local: Largo Glênio Peres, Centro Histórico

Horário: 15h - DMLU leva grupo de 15 prefeitos de praças para conhecer funcionamento de unidade de triagem e horta comunitária
Local: UT Vila Pinto e Horta Comunitária Vila Pinto, avenida Joaquim Porto Vilanova, 143, bairro Bom Jesus

Quarta-feira, 18
Horário: 9h às 17h - Estande de sensibilização sobre a correta separação dos resíduos
Local: Monumento ao Expedicionário, avenida José Bonifácio, 245, bairro Farroupilha

Quinta-feira, 19
Horário: 9h às 17h - Estande de sensibilização sobre a correta separação dos resíduos
Local: Largo Glênio Peres, Centro Histórico

Sexta-feira, 20
Horário: 9h às 17h - Estande de sensibilização sobre a correta separação dos resíduos
Local: Parque Moinhos de Vento (Parcão) junto ao moinho, rua Comendador Caminha, s/nº, bairro Moinhos de Vento

O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb).

 

 

 

Adriana Machado

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes