Limpeza urbana: prefeitura emite 200 autos de infração neste domingo de eleições

02/10/2022 20:19
Leo Contursi/ DMLU / PMPA
Serviços Urbanos
Mais de 360 trabalhadores atuaram na limpeza das ruas de Porto Alegre

A Prefeitura de Porto Alegre mobilizou os serviços de trânsito, transporte, limpeza e segurança neste domingo, dia 2, durante o primeiro turno de votação. Ao longo de todo o dia, equipes estiveram nas ruas para garantir a segurança viária e para cuidar da limpeza da cidade. A equipe de fiscalização do DMLU realizou cerca de 200 autos de infração em razão de descartes irregulares de resíduos, conforme prevê o Código Municipal de Limpeza Urbana.

Assim que chegou ao final o horário de votação neste domingo, às 17h, mais de 360 profissionais do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) tomaram as ruas da Capital. Para recolher uma grande quantidade de propaganda política em frente às seções eleitorais, houve o apoio de 11 ônibus para transportar as equipes de varrição e 27 caminhões para recolher os resíduos.

A expectativa é que o trabalho se estenda até as 23h e todos os pontos sejam totalmente limpos ainda nesta noite. Os resíduos serão enviados para o transbordo do DMLU, na Lomba do Pinheiro, onde são pesados. Os números finais em toneladas serão divulgados na manhã desta segunda-feira, 3.

Trânsito e transporte - A Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizaram o monitoramento e orientação do trânsito para garantir a segurança viária e do transporte com o foco no melhor atendimento ao usuário do sistema de transporte.

A maior movimentação no transporte coletivo durante o dia de passe livre foi registrada no final da manhã e ajustes foram realizados para o atendimento do usuário do transporte. A prefeitura ampliou em 40% a oferta do transporte coletivo, em relação a tabela habitualmente usada aos domingos, o que representou 5.655 viagens. Além desse incremento 11% maior do que o oferecido no pleito de 2020, foram disponibilizados pelos consórcios e Carris 20 veículos extras, dos quais houve a necessidade do uso de três ônibus para reforçar linhas com maior demanda.

Em relação ao trânsito, até as 18h, foram registrados quatro acidentes com danos materiais e 11 com vítimas, além  do isolamento de nove vias, 29 situações de estacionamento irregular e dois bloqueios totais de vias (Lima e Silva entre a Loureiro da Silva e Sarmento Leite e rua Bahia com avenida Brasil). Pelo telefone 118, até o final do período de votação, foram recebidas 183 ligações entre pedidos de informação e aviso de ocorrências. Participaram da operação 84 agentes de fiscalização de trânsito e transporte e sete equipes para manutenção.

 

Aline Rimolo e Leo Contursi

Gilmar Martins