Linda Orla Limpa orienta sobre descarte de lixo

11/02/2023 17:14
Pedro Piegas / PMPA
Serviços Urbanos
Crianças montaram quebra-cabeça

O Trecho 3 da Orla, conhecido pelos espaços esportivos à beira do Guaíba, recebeu neste sábado, 11, mais uma etapa do projeto Linda Orla Limpa. A ação contou com a presença do prefeito Sebastião Melo e tem por objetivo facilitar a sensibilização ambiental da população sobre sustentabilidade e descarte correto. A iniciativa, do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), recebeu crianças para brincadeiras e até idosos com dúvidas sobre descartes.

O engenheiro Luís Osório aproveitou o final da sua atividade física para conhecer o estande do DMLU. “Vi o estande e vim me informar e entender como funciona o processo de coleta. Descobri que o DMLU tem os sete Ecopontos para coletar móveis sem serventia e um pouco de caliça. Isso é importante para a cidade. Dá para perceber que a Capital está mais bonitaâ€, elogia. Ele entende ainda que a separação para a reciclagem é essencial para manter os recursos naturais e econômicos. "Temos que mudar nossa cultura e tirar o povo da zona de conforto."

A Equipe de Gestão e Educação Ambiental (Egea) do departamento oferece informações sobre os serviços do DMLU e o funcionamento das usinas de reciclagem, com o auxílio de maquetes de unidade triagem. Entre as atividades que chamam a atenção dos participantes estão o quebra-cabeça, jogo da memória, exposição sobre o ciclo de vida do lixo e o preferido das crianças, campeonato de arremesso de recicláveis no Papa Resíduo. A estrutura é um garrafão gigante feito em metal, onde a população usuária da orla pode colocar seus recicláveis. Também são distribuídas sacolas ecológicas feitas de plástico reciclável para estimular o acondicionamento dos resíduos e posterior descarte correto.

“Com este projeto, queremos estimular o sentimento de pertencimento do cidadão pelos espaços públicos de nossa cidade. Somente assim, a orla poderá refletir a limpeza e conservação que todos queremos e que Porto Alegre mereceâ€, reflete o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.

Próximas etapas:

18/02 – Orla Trecho 1

25/02 – Orla Iberê Camargo

 

 

  

 

Léo Contursi

Andrea Brasil